"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





quarta-feira, 20 de junho de 2012

Temos que quebrar esse paradigma. Vereador é importante, sim senhor!

Opinião do Blog, por Bira Pimentel.
As eleições municipais de 2012 se avizinham e, via de regra, a disputa eleitoral pelo executivo ocupa todos os holofotes, relegando a vereança invariavelmente a segundo plano. Num país recheado de corrupção em todas as esferas políticas, é compreensível que o eleitorado adote a conduta do ceticismo em relação às eleições, principalmente quando o assunto é câmara de vereadores, que é a porta de entrada do político na vida pública.
Políticos consagrados afirmam que a pior experiência que pode existir é uma candidatura a vereador. Um verdadeiro samba do crioulo doido. Não existe fidelidade por parte do eleitor e o candidato é sempre estereotipado como mais um postulante a uma “boquinha”, o que não deixa de ser verdade algumas vezes. O fato é que o corajoso que se lança candidato a vereador, passa a ter a ingrata missão de convencer eleitores desconfiados, arredios e que, na maioria das vezes, só escolhem efetivamente em quem vão votar, no dia da eleição.
Para se ter uma idéia da tarefa árdua para se conseguir um voto pra vereador, basta fazermos uma analogia com os demais cargos eletivos na política. Do presidente da república ao prefeito, passando pelos dois deputados, estadual e federal, e pelo governador, em tese os candidatos já iniciam as campanhas com uma ampla base de apoio, arregimentados por cabos eleitorais eufóricos, multiplicadores de opinião que na presença ou não do candidato, tentam influenciar a decisão do eleitor. O vereador começa e termina o pleito sozinho. Sua campanha é presencial e desprovida de apoio do partido. Um verdadeiro trabalho de formiguinha. Bate de porta em porta, toma porta na cara, falta dinheiro, se esmurra com os adversários pra ficar ao lado do candidato a prefeito nos comícios e, na abertura da urnas, quando os votos não aparecem, adotam o discusso padrão: o filho-da-puta do eleitor me traiu!
Parece cômico se não fosse trágico. O que as pessoas não compreendem é que, no âmbito municipal, o crescimento econômico da cidade, sua organização, suas leis, seu plano diretor, são diretamente proporcionais a um legislativo atuante, propositivo, fiscalizador e honesto. Olhemos o exemplo de Itabuna. Aquele que é considerado o pior legislativo itabunense de toda a história, frequenta mais as páginas policiais do que as políticas. A começar por seu presidente, Rui Porquinho, corrupto contumaz com passagens pela polícia. Vereadores roubam, são afastados pelo ministério público, retornam por liminar judicial, são afastados novamente e como consequência temos um município quebrado, involuindo economicamente, a mercê de uma dúzia de corruptos inconsequentes e um prefeito pior ainda.
Por conseguinte, meus caros, é imperativo que o eleitor tenha responsabilidade na escolha de seu vereador, elegendo pessoas sérias, de biografia ilibada e que reúna as condições objetivas de representar dignamente aqueles que lhe outorgaram o mandato. Temos que dar um basta à compra de votos, à barganha da eleição por dentadura, cesta básica ou seja lá o que for. A face interna do Brasil são seus 5.565 municípios, e nosso país só será grande e auto-sustentável se nossas cidades o forem.
No momento oportuno, quando a legislação eleitoral permitir, esse blogueiro que tem domicílio eleitoral em Jequié, sudoeste da Bahia, irá declarar publicamente seu candidato a vereador e fazer a defesa de seu nome tanto no blog quanto nas redes sociais. E podem ter a certeza de que, em se elegendo, irei exercitar continuamente meu direito democrático e constitucional de cobrança pela seriedade e competência do parlamentar.
É isso. Saudações.

Luiza Erundina: tudo por uma foto.

Por Luiz Nassif, em seu portal.
 
Tenho um carinho histórico por Luiza Erundina.
Quando foi alvo de uma tentativa de golpe por parte do Tribunal de Contas do Município (TCM) devo ter sido o único jornalista a sair em sua defesa. Tinha o programa Dinheiro Vivo, na TV Gazeta, de público majoritariamente empresarial. Externei minha indignação que deve ter tido algum peso na decisão do presidente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) Mário Amato, de visitá-la com uma comitiva de empresários, hipotecando-lhe solidariedade.
Defendia-a também quando operadores do PT criaram o caso Lubeca. E, recentemente, o Blog conduziu uma campanha de arrecadação de fundos, para ajudar Erundina a pagar uma condenação injusta dos tempos em que foi prefeita.
Sempre admirei sua luta pelos movimentos sociais, das quais sou periodicamente informado por irmãs lutadoras.
Por tudo isso, digo sem pestanejar: ao pedir demissão da candidatura de vice-prefeita de Fernando Haddad, Erundina errou, pensou só em si, não nas suas bandeiras políticas nem nos seus movimentos sociais. Foi terrivelmente individualista.
À luz das entrevistas que concedeu ontem, constata-se que os motivos foram fúteis. Estava informada da aliança do PT com Paulo Maluf; chocou-se com a foto  de Lula e Haddad com ele. Foi a foto, não a aliança, que a chocou.

Ilhéus: Carmelita anuncia chapa com Marão na vice

Do Pimenta na Muqueca.

A Professora Carmelita anunciará amanhã, 21, às 15h, a coligação e a chapa com as quais tentará quebrar tabu e tornar-se a primeira mulher prefeita de Ilhéus. O vice-prefeito Mário Alexandre, o Marão (PSD), será o seu companheiro de chapa. O desafio não é dos mais fáceis.
A chapa terá, ainda, PV, PTdoB, PPS, PMN e PSC, esta uma legenda controlada pela deputada estadual Ângela Sousa, mãe de Marão. O anúncio será no auditório do Ilhéus Praia Hotel, em frente à Catedral de São Sebastião.

Tributo a Elomar Figueira

Bira Pientel: Como diz o mestre Elomar, "o caderno do cancioneiro já está lacrado e selado". Uma bela homenagem ao grande Elomar Figueira feita por seus "malungos" Eugênio Avelino (Xangai), Saulo laranjeira e Heraldo do Monte. Lindo!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Dá-lhe Leão.

Bira Pimentel: Com o Flamengo atolado em crises sucessivas, com um elenco que não impolga e que, no máximo, deverá brigar pela Sul-americana , resta-nos, como rubro-negros, apostar todas as fichas no Esporte Clube Vitória. Mesmo sem apresentar um futebol de encher os olhos, o Leão mostra-se bastante competitivo nesse início da segundona. Com o triunfo de ontem diante do Guarani, o Vitória ocupa o terceiro lugar com o mesmo número de pontos do primeiro e segundo colocados. O fato é que esse ano não existe um bicho-papão na série B. Os times estão muito nivelados e com isso, o Vitória deve brigar até o fim por uma das quatro vagas pra primeira divisão de 2013, lugar de onde nunca deveria ter saído. Já o Baêa, com seus míseros dois pontinhos em quatro rodadas e já frequentando seu lugar de origem - a zona da degola - deve cair no final do ano. É o velho elevador que se aproxima.

Canja da ótima Flávia Wenceslau.

Analogia entre Brasil e Argentina

Bira Pimentel: em minha modesta opinião, existem inúmeras controvérsias no texto do Felipe Carrilho. Primeiro, na afirmação da superioridade do futebol argentino frente ao brasileiro. Não é superior. A começar pela quantidade de títulos mundiais, 5 contra 2. A superioridade dos hermanos em títulos da Libertadores só existe pelo fato de que os clubes brasileiros só passaram a valorizar esse certame de duas décadas pra cá. E Neymar não é apenas um "ótimo" jogador, como afirma o autor. Neymar é craque, sim senhor. Se ainda não está no patamar de Messi, é apenas questão de tempo. Reconhecer o valor da escola de futebol argentina é inconteste. "Temer", como afirma o autor, jamais!
E no que se refere a cultura popular, outro equívoco. É verdade que atualmente, no Brasil, se produz um lixo musical de dar náuseas. Contudo, a Argentina jamais produzirá um Noel Rosa, um Tom Jobim, um Luiz Gonzaga e um Elomar Figueira. Inexiste diversidade musical em terras argentinas. Ouvir tango é de dar azia em sonrisal!

Por Felipe Carrilho

Quando as seleções de Brasil e Argentina duelam, parte do imaginário dos países também entra em campo. O clássico desperta sentimentos contraditórios.

Para além da rivalidade estimulada pelos meios de comunicação, que às vezes resvala no ódio, existe uma admiração discreta e mútua. É verdade que a nossa mídia conduz essa relação de maneira mais irresponsável do que a dos hermanos. Comerciais de refrigerante ou cerveja, por exemplo, reduzem a disputa à caricatura. Mas, no íntimo, cada brasileiro reconhece o valor da escola de futebol adversária.

Reconhece e teme. Esse respeito sem dúvida se deve aos feitos da seleção e dos clubes argentinos. E também a outros fatores. Admiramos e invejamos a cultura letrada fortemente arraigada no seu povo. As feições “europeias” de Buenos Aires e seus cidadãos conscientes dessa sua condição causam impacto nos turistas brasileiros. Talvez em reação a essas características, a Argentina tenha produzido no futebol um herói anárquico como Maradona.

Reconhecemos também os méritos da maneira de torcer dos argentinos. O modo dramático como se entregam à paixão futebolística comove os brasileiros. Não é à toa que parte das nossas torcidas organizadas imita os cantos e as coreografias dos nossos vizinhos. Recentemente, tem crescido o número de brasileiros que dizem se identificar mais com a seleção alviceleste do que com a nossa.

Do outro lado da fronteira, os hermanos não se preocupam tanto em camuflar esses sentimentos. “Jogo bonito” é como se referem ao nosso modo de atuar, baseado em troca de passes envolventes e dribles inesperados. Eles também demonstram uma maior intimidade com outros produtos da nossa cultura popular, como a música.

Entrevista de Ciro Gomes: "Serra já mandou algemar jornalista em poste".

Bira Pimentel: O velho e bom Ciro Gomes, mais uma vez em ação com sua língua afiadíssima. A grande diferença de Ciro pro político padrão brasileiro é a coragem de abrir a boca e falar o que pensa, mesmo que, em alguns episódios, seu caráter intempestivo traga consequências arrasadoras. Gosto desse cara!

terça-feira, 5 de junho de 2012

Jequié: PDT lança pré-candidatura de Euclides Fernandes


Do Jequié Reporter, de Wilson Novaes.

O PDT de Jequié oficializou na manhã de segunda-feira (4) no plenário da Câmara de Vereadores, as pré-candidaturas do deputado estadual Euclides  Fernandes (PDT) e do presidente municipal do PSB, vice-prefeito Eduardo Lopes, em chapa majoritária que disputará as eleições municipais de outubro deste ano, numa coligação que reúne também o PMDB, PR, PSD, PTB, PSDC, PSL, PSDB, PSC, PTN  e o DEM. O encontro contou com as presenças do deputado federal Antonio Brito, deputado estadual Leur Lomanto Júnior, do presidente da Câmara Municipal Ednael Almeida e dos vereadores Euclides Júnior, Eliezer Fiim, Gutinha, Joaquim Caires, Ivan do Leite, Luiz Brito e João Cunha, do prefeito Luiz Amaral, secretários municipais, ex-prefeitos Walter Sampaio, Reinaldo Pinheiro e Waldomiro Borges de Souza e grande número de militantes dos partidos e pessoas da comunidade. O prefeito Rogério Costa, do município de Santo Estevão, falou em nome de todos os prefeitos presentes e  a trajetória do deputado Euclides Fernandes, foi narrada pelo seu amigo de muitos anos,  professor Giesy Ignácio de Souza. O deputado Antonio Brito, comunicou a retirada da pré-candidatura a prefeito pelo PTB, do médico José Bittencourt,  conclamando  todos para que elejam a chapa que estava sendo apresentada “o que permitirá que nós continuemos apoiando Jequié, como estamos fazendo nesse primeiro primeiro período de um ano e seis meses de mandato, no qual já destinamos emendas da ordem de R$ 2,6 milhões para Jequié”. Euclides Fernandes falou no encerramento do encontro sobre o compromisso que estaria assumindo a partir daquele momento de liderar um projeto de luta pelo desenvolvimento de Jequié e do seu povo”, concluiu.


O vale tudo nas Eleições de Jequié ou o Rebaixamento Programático do Partido dos Trabalhadores

Artigo. 
*Joilson Bergher

Angústia, Decepção e perplexidade é o sentimento tomado conta da cidade de Jequié após o Partido dos Trabalhadores em Reunião partidária apontar na direção, composição e aliança política a um setor com longo histórico de direita, a nosso ver representante de todo o atraso econômico, social e político dessa cidade. Pragmatismo? Desradicalização? Pergunta-se: O Partido dos Trabalhadores  portanto, tem contas a prestar tanto à esquerda quanto à direita? Ou é um governo que se pretende de união nacional, um governo que pretende fazer divergências ideológicas intransponíveis coabitarem sob o guarda-chuva do poder? Recuperar politicamente figuras desgastadas da política onde o povo a sociedade não vê, não tem confiança? Ou no caso jequieense apenas se está constatando um fato: composição entre ideologias? E o que é esse  PP se não um partido de centro-direita tanto quanto o PSDB ou PMDB? Aliás, essa sigla PP, abriga entre outros, figuras non-gratas como Paulo Maluf e Jair Bolsonaro, esse, segundo a imprensa brasileira, tido como homofóbico e racista!  Com esse ou outros partidos conservadores na aliança que o sustenta, se excluirmos o Partido dos Trabalhadores num eventual governo em Jequié, que base seria a majoritária, por exemplo no parlamento Municipal: de direita, ou de centro-direita? É fato.

domingo, 3 de junho de 2012

Palpite do Brasileirão já está bombando!

Bira Pimentel: Numa iniciativa de meu compadre Juca, idealizador e editor do "Papo de Bola", há 7 anos a principal folha de notícias esportivas do Sul da Bahia, teve início o Palpite da Rodada do Brasileirão Série A. A competição é bacana. A cada rodada do campeonato brasileiro, os participante enviam previamente o palpite de todos os jogos da rodada. A regra é simples: acertou o palpite da partida, soma 1 ponto. Acertou o palpite da partida e também o placar, soma 4 pontos. Assim como o Brasileirão, o Palpite da rodada também tem como regra os pontos corridos. No final do certame, o vencedor - aquele que somará maior número de pontos - ganhará um presente de R$ 400,00 (escolhido pelo vitorioso) e a competição terá uma confraternização entre todos os participantes com cerveja gelada e churrasco, sob a liderança de Juca.

Quero colocar nosso blog a disposição para a divulgação semanal da pontuação parcial, bem como tornar esse espaço aberto para todos que queiram "tirar onda" com os adversários, mandar informes, marcar a cerveja em Mister M aos sábados, etc. Fiquem a vontade.

Pontuação parcial com duas rodadas concluídas. Observem que estou em sétimo. Mas como não tenho vocação para cavalo paraguaio, aguardem!! rsrs.