"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





terça-feira, 28 de agosto de 2012

A debandada geral na campanha de Juçara!


Por Bira Pimentel 

Em Itabuna, o PT de Geraldo Simões está, inequivocamente, colhendo o que plantou. A quarenta dias das eleições, a candidatura de Juçara Feitosa além de não emplacar, vive um momento de autofagia com a debandada geral dos aliados. O PHS, na figura do oportunista de plantão Fábio Lima, retirou-se da coligação e declarou apoio a Vane do Renascer que, não tendo nada com isso, aceitou de muito bom grado o apoio. Com a militância petista não é diferente. A campanha não empolga, a candidata é fraca, o discurso é fraco, é impopular e ainda carrega a tiracolo a patricinha Acácia Pinho, que pelo andar da carruagem, logo vai dar linha. 

Num sábado, há quinze dias, com a campanha em pleno curso, encontrei por acaso, numa dessas lojas de conveniência de posto de gasolina, com um grupo de companheiros militantes do PT de longa data. A turma tinha no semblante o desânimo e o pessimismo. Quando questionei a razão de tanto desalento, a resposta foi enfática e unânime: "O PT de Itabuna, tal como conhecemos, não existe mais".  

Em ciência política, é consensual que qualquer agremiação partidária atravesse um processo natural de desgaste quando, sucessivamente, esteja no poder. Atualmente, o PT vivencia esse desgaste em todo o Brasil, não só pelos 10 anos à frente do governo federal, como também por outras razões pontuais, como as intermináveis greves dos diversos segmentos, o midiático julgamento do mensalão ou mesmo a inoperância de mandatários como Jacques Wagner. Em Itabuna, a despeito de não ser governo e do estado de abandono em que se encontra a cidade, o Partido dos Trabalhadores deixou de ser referência, perdeu a combatividade - o divórcio com o PCdoB contribui pra isso - e caminha para uma derrota ainda mais acachapante que em 2008. 

É comentário corrente, nos bastidores da campanha petista, a postura arrogante e centralizadora da candidata. A campanha de TV, embora seja, de longe, a mais bem produzida, não consegue vencer o desafio de aproximar Juçara do eleitor. O enfadonho discurso de parceria com os governos federal e estadual, outrora determinante, perdeu importância, haja vista que hoje em dia até o DEM se reinvidica amigo de Lula (lembrem-se do hilariante Azevedo em 2008 dizendo que se parecia mais com Lula que Juçara porque era simples, pobre e de origem trabalhadora! pasmem!). 

Todo esse infortúnio, caro leitor, pode ser colocado na conta do deputado Geraldo Simões. Geraldo fechou os olhos para a origem democrática e participativa do PT e centralizou o partido em torno da família e de meia-dúzia de amigos. Militantes históricos foram gradativamente sendo subtraídos. Dirigentes do mais alto gabarito, a exemplo de Everaldo Anunciação e Josias Gomes foram, como se diz no jargão da política, tratorados pelo egoísmo e miopia política do cacique Simões. E o resultado de tamanha insensatez é esse que aí está, uma eleição, salvo um milagre, praticamente perdida e um partido em frangalhos.

A comoção de toda uma cidade.

Bira Pimentel:

Barbárie. Esse é o único termo que me vem à cabeça para expressar o crime hediondo do qual foi vítima o policial militar jequieense Jurandy Oliveira. Jurandy foi sequestrado, torturado e assassinado com requintes de crueldade na tarde de domingo numa localidade próxima a Jequié. Não obstante suas raízes militares, Jurandy era um sujeito pacato, humilde e cumpridor de seus deveres. Era candidato a vereador pelo PT. Deixa mulher e dois filhos menores. Que Deus possa confortar os corações dos familiares nesse momento de profunda dor e tristeza. JEQUIÉ ESTÁ DE LUTO!

Dra. Tânia e Sérgio da Gameleira caminham para uma vitória arrasadora em jequié

Bira Pimentel: Ao que tudo indica, a eleição de Dra. Tânia Britto a prefeita de Jequié é mais previsível que os vice-campeonatos do Vasco da Gama. 65 a 12, essa é a diferença, segundo o Ibope. Euclides Fernandes, a despeito de ser bem avaliado como deputado estadual, não consegue desvencilhar-se do desastrado prefeito Luiz Amaral, bem como das obsoletas famílias Borges e Lomanto. Ponto para o eleitor, que está cansado de tanta incompetência e descaso.

 
 
Recolhido do Blog de Ary Moura.
 
Pesquisa do Ibope sobre intenções de votos para a Prefeitura de Jequié, registrada no TRE sob o número 0084/2012, dá ampla vantagem à candidata Drª Tânia (PP), com 65% na consulta estimulada. Seu principal competidor é o deputado Euclides Fernandes (PDT), com 12%, seguindo-se Dr. Fernando (PV), com 5%. Brancos e nulos somaram 6%, enquanto não responderam ou não sabem 12% da amostragem de eleitores. O Ibope investigou também os níveis de avaliação da gestão do prefeito Luiz Amaral (PMDB), que foi desaprovado por 84% da população contra 12% que o aprovam. Quatro por cento não responderam ou não souberam avaliar. (Matéria do blog Por Escrito -do jornalista Luis Augusto Gomes.

Aécio Neves, o bebum!!

Bira Pimentel: que o velho Aécio tomava todas, o Brasil inteiro sabia. Todavia, uma figura pública trocando as pernas é de lascar. Quando o presidente Lula tomava seus aperitivos, na privacidade do Alvorada, era motivo de galhofa. Informem o endereço do AA de BH para esse bebum!!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O jogo pesado do mensalão fora dos autos.

Por Ricardo Kotscho, em seu Balaio.

Juiz só se manifesta nos autos. Aprendi esta singela lição alguns séculos atrás quando fui fazer minhas primeiras matérias nos tribunais. E sempre achei que deveria ser assim mesmo, a bem da Justiça, mas não é o que está acontecendo com o jogo pesado apresentado neste julgamento do mensalão.
Ao longo das três primeiras semanas, não houve dia em que não aparecesse entrevista ou declaração em "off" (eles adoram isso) de ministros se manifestando sobre os mais variados assuntos que envolvem o chamado "julgamento do século", de todos os séculos, desde a chegada de Cabral (o Pedro Álvares).
Discute-se se vai dar tempo ou não para o ministro Cezar Peluso votar pela sumária condenação dos réus, fartamente anunciada e nunca desmentida, antes de se aposentar no próximo dia 3, como se isto fosse uma coisa natural, já transitada em julgado.
O clima lembra final de Copa do Mundo, com todos dando palpite sobre o resultado do jogo e o esquema tático que deve ser adotado pelo time de ministros, com 11 juízes em campo, um dando canelada no outro.
A dúvida sobre a participação de Peluso, tratado como se fosse o Pelé, o jogador que decide a partida, está no centro das discussões, transformando o tribunal numa destas mesas redondas de futebol das noites de domingo.

O primeiro dia do horário eleitoral em SP

por Wagner Iglecias, recolhido do portal de Nassif.
 
 
Hoje, 22/08, começou a propaganda eleitoral na televisão para os candidatos a prefeito de São Paulo. Como se sabe, faz tempo que eleição para prefeito de grande cidade no Brasil é, em grande medida, decidida a partir do que passa na telinha. Na “cadeia produtiva” eleitoral, quem bate o martelo é o eleitor, mas que não se despreze a importância do financiador de campanha e do marqueteiro. Muito pelo contrário. Pois bem, algumas rápidas impressões sobre a estréia dos postulantes ao comando da maior cidade brasileira pelos próximos quatro anos.
 
Ficamos sabendo que Paulinho (PDT) foi uma criança pobre, que só comia macarrão e tomava guaraná no Natal. E que Soninha (PPS) é “ecológica”, como disse sua filha, afinal anda a pé, de bicicleta, de transporte público e de carro. Mas quando anda de carro “só abastece com álcool”. Ok.
Celso Russomano (PRB), líder nas pesquisas de intenção de voto, investiu na linha "ouhn!", todo carinhoso...só faltou chamar os populares de "pequeninos", como fazia Francisco Rossi nos anos 1990, quando apresentava-se também como um outsider e quase acabou eleito governador do estado. Ao lado de Russomano apareceu seu candidato a vice, D´Urso, contando a historinha do passarinho e do sábio, dizendo que o futuro está em nossas mãos e que só cabe a nós mudá-lo. Acho que entendi.
 

Salvador: Se Pelegrino marcha-lenta não decolar, Grampinho será prefeito, infelizmente!

O candidato a prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), lidera a pesquisa de intenção de votos realizada pela Potencial Pesquisas entre os dias 16 e 19 de agosto, com 42,9%, na abordagem estimulada. Em segundo lugar está Nelson Pelegrino (PT), com 14,9%, seguido por Mário Kertész (PMDB), com 8,4%. Na abordagem, Márcio Marinho (PRB) tem 4,4%, Hamilton Assis (PSOL) marca 0,9% e na última posição está o postulante do PRTB,  Rogério Tadeu Da Luz, com 0,8% das intenções de voto. Os indecisos e aqueles que pretendem votar em branco ou anular o voto são, respectivamente, 8% e 19,9% do eleitorado. A avaliação quantitativa tem o registro 00076/2012 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). No levantamento espontâneo, em que não são citados nomes dos prefeituráveis, ACM Neto (DEM) lidera com 28,4%, seguido de Pelegrino (PT), com 9,1% das intenções de voto, e Kertész (PMDB), com 5,6%. Na sequência, estão Márcio Marinho (PRB), com 2%, Hamilton Assis (PSOL), com 0,4% dos votos, e o atual prefeito, João Henrique (PP), que não disputa o pleito, com 0,1%. Dos entrevistados, 51,5% não sabem quem escolher e 2,9% disseram que pretendem votar nulo ou branco. No quesito rejeição, Da Luz e Assis estão empatados com 73%, seguidos por Marinho (67,1%), Kertész (47,3%), Pelegrino (45,4%) e Neto (29,5%). Segundo a assessoria do instituto, 800 pessoas – amostra maior do que a do Ibope, que ouviu 602 eleitores –, de todas as classes sociais, escolaridades e regiões administrativas, foram entrevistadas por meio de um questionário estruturado. 

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Cara de pau! seu ocaso está chegando.

Por Bira Pimentel.
Ao contrário da imensa maioria da população, que tem verdadeira ojeriza ao horário político de propaganda eleitoral, estou ávido para que o blá-blá-blá comece logo por um motivo especial: saber quais os argumentos que o prefeito de Itabuna irá utilizar para pleitear mais um mandato no executivo grapiúna. O cidadão não precisa ter muito discernimento político para visualizar o estado de abandono em que se encontra o município de Itabuna, outrora uma das mais importantes cidades da Bahia, e atualmente uma cidade assolada pelo crime, pelas drogas, pelo desemprego e pela corrupção.

O Capitão Azevedo está fazendo, certamente a pior administração pública de toda a história de Itabuna. É incompetente, omisso, preguiçoso e seus desmandos permitem que o Itabunense sinta saudade, pasmem, de Fernando Gomes e Geraldo Simões. Enquanto outros municípios a exemplo de Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Barreiras e Juazeiro vivenciam um ciclo de desenvolvimento em consonância com o crescimento do Brasil, Itabuna, ao contrário, há quatro anos involui economicamente sendo motivo de galhofa e piada por todos que por ali passam. A cidade está suja, fedorenta, violenta, cheia de buracos, cheia de dengue, enfim, indigna e inóspita para se habitar. O sujeito que necessita de atendimento médico na rede pública de saúde padece nas intermináveis filas do hospital de base e do são Lucas, locais que mais se assemelham a açougues medievais que a hospitais públicos.

Felizmente o mandato desse traste está chegando ao fim e o povo itabunense, que diga-se de passagem, não sabe escolher seus governantes, terá a oportunidade de dar uma guinada pra melhor, dando um basta a Azevedo, ao DEM, a Maria Alice e toda a curriola que se enfestelou na prefeitura de Itabuna.

Joilson Bergher: A vez de Marcelo Aguiar

Sobre Marcelo Aguiar 

Joilson Bergher

Na Câmara de Vereadores esse homem de partido irá qualificar o debate e a luta pelas verdadeiras mudanças na cidade de  Jequié, avançando a consciência de classe dos trabalhadores. É hora de demonstrarmos de forma vigorosa, cheio de esperança, alegria de viver, lutarmos de verdade por aquilo que acreditamos, ainda que não concordemos em tudo que algumas candidaturas defendam. Quanto as questões de governo, sociais e econômicas, certamente ideologicamente, Marcelo Aguiar irá defender a luta pelo socialismo e uma sociedade fraterna e justa. Penso ser de fundamental importância agrupar a esquerda em torno de compromissos comuns e profundos, sugiro, então, que o voto venha a se basear no caráter histórico do candidato e em seu verdadeiro compromisso com nossas já perenes dificuldades estruturais, tipo educação, saúde, habitação, mobilidade urbana, emprego e renda!Precisa-se de Projetos. Eis aí: Marcelo Aguiar. Creio que assim poderemos, nós socialistas, tentar objetivar e consagrar posições de destaques nesse pleito. Deveremos saber separar propostas e propostas, declinando das que, no fundo, tenham caráter conciliador com o funesto e o atrasado. Não iremos deixar nos enganar com discursos dos pretensamente únicos detentores da verdade. Enfim, usarmos nossos votos em candidatos que não estejam usando apenas máscaras da esquerda com propostas de fundo conservador ou alinhadas com os ideais liberais. Sejamos, pois, conscientes e coerentes em nossas escolhas. Muito Cuidado, portanto. Acreditamos que, com a contribuição dos Cidadãos de Jequié, poderemos SIM construir, através da Soma de esforços, uma Escola ÉTICA,voltada ao Ensinamento e aprendizado SUTENTÁVEL, em todas as ÁREAS, e setores produtivos do Brasil. Se VOCÊ concorda com o exposto dê sua contribuição (FAÇA a sua PARTE), empenhando ESFORÇOS na DIVULGAÇÃO dessa PROPOSTA para que a mesma seja conhecida pelos seus principais Amigos & Colegas de trabalho, entre outros.
 

Em Jequié – Votar em Marcelo Aguiar do PT
Em Vitória da Conquista votar Guilherme Menezes do  PT
Em Brumado votar em Marizete Pereira do PT
Em Salvador votar Em Nelson Pelegrino do PT 

É no CHÃO”, que se aprende a participar das LUTAS SOCIAIS. Por uma contínua JEQUIÉ MELHOR E DECENTE – O meu Candidato à VEREADOR.