"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Artigo: "Novembro negro e a democracia do mundo ocidental"

 
Por Joilson Bergher
 
Enquanto isso, é no século XXI,- vivendo-nos a época de espionagem, em curso por nações tidas  como  hegemônicas,  novamente nos colocamos na trincheira de reafirmar aqui o lugar do negro na luta de classes: em curso ainda o racismo capitalista ultra-monopolista. Recorrendo a nossa aliada história, criou-se então distinções nas relações de produção e trabalho entre centro e periferia, e também dentro dos países centrais periféricos. O desenvolvimento da acumulação capitalista mundial aprofunda tal diferenciação nas relações de trabalho, criando um duplo mercado de trabalho. A esfera superior do mercado de trabalho é onde são praticados salários superiores e salários indiretos por meio de garantias sociais, poupanças, bolsas e mais bolsas, enquanto que na esfera inferior do mercado de trabalho praticam-se salários menores, maiores jornadas de trabalho e onde não há garantia de um salário decente, para pelo menos, consumir 800 calorias diária de alimento. Dessa maneira, a ação do imperialismo produziu uma segmentação centro-periferia que atua inclusive, também dentro de cada país central e periférico.
 

Joan Baez divina: "Don't cry for me, Argentina

Quer motivo maior pra voltar a escrever?



Por Bira Pimentel.

Mengão campeão da Copa do Brasil 2013. Aliás, campeão da mais difícil e qualificada Copa do Brasil dentre todas as edições.

O impensável aconteceu. Quem apostava no Flamengo? certamente nem sua apaixonada torcida. Depois de um campeonato carioca medíocre e um brasileirão brigando pra não cair até a semana passada, o Flamengo encarnou sua mística e conquistou, com maestria, a disputadíssima Copa do Brasil. Mas a história Flamengo é assim mesmo, sempre teimando e contrariando a lógica e deixando boquiaberto até seu santo padroeiro, São Judas Tadeu.

FLAMENGO - PRIMEIRO CAMPEÃO DO NOVO MARACANÃ.

DÁ-LHE, DÁ-LHE, DÁ-LHE ÔÔÔ
DÁ-LHE, DÁ-LHE, DÁ-LHE ÔÔÔ
DÁ-LHE, DÁ-LHE, DÁ-LHE ÔÔÔ
MENGÃO DO MEU CORAÇÃO!