"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





segunda-feira, 23 de abril de 2012

Flamengo: Renovação urgente!

Por Bira Pimentel.
Mesmo tendo a seu favor o incontestável histórico numérico de superioridade, o Flamengo conseguiu perder pro Vasco e ser eliminado do fraquíssimo campeonato carioca. As férias forçadas tiveram início ontem e se estenderão até o final de maio, quando terá início o brasileirão de 2012.
A partida de ontem só fez confirmar o que todos já imaginavam, um Flamengo atabalhoado, perdido em campo, sem nenhum esquema tático, tendo como único recurso os chutões pra frente sem nenhuma objetividade. Por outro lado, um adversário lúcido em campo, sabendo exatamente o que fazer quando tinha a posse de bola e que, apesar de levar um gol logo no início da partida, não se abateu e tomou conta do jogo. Acho até que os 3 a 2 ficou barato pelas oportunidades claras perdidas pelo Vasco. Não quero entrar no mérito do pênalti, porque independente de ter sido ou não falta em Alecsandro, o Flamengo perderia o jogo de qualquer forma.
O fato é que a luz vermelha que há muito tempo está acesa na Gávea, agora se tornou incandescente! Da presidência à diretoria, passando pelos atletas e pelo retranqueiro aposentado Joel Santana, tudo está errado no Flamengo. Patrícia Amorim, que deve entender tudo de natação mas de futebol é uma lástima, não tem pulso – pra não dizer capacidade – pra dirigir um clube do tamanho do Flamengo. Seu staff é péssimo e sua prioridade é a política, na tentativa de renovar o mandato legislativo no Rio de Janeiro.
O elenco do Flamengo poderia muito bem disputar o campeonato de “master” de showball, dada a velharia que ganha salários astronômicos pra caminhar dentro de campo. Jogadores pré-aposentados a exemplo de David, Renato Abreu, Léo Moura, Maldonado e Kleberson, ou novos e extremamente limitados tecnicamente como Wellington, Willians, Júnior Cézar, Aírton e Diego Maurício. E o que dizer de Ronaldinho Gaúcho? Um fanfarrão, um enganador que se esconde nos momentos mais difíceis, e que ganha o maior salário do futebol brasileiro pra fazer firula e perder a bola nos 90 minutos. Soma-se ao tosco elenco,  a liderança de um treinador superado, retranqueiro, que substitui errado e ainda tem a cara deslavada de se isentar da responsabilidade pelas derrotas. Ou seja, está tudo errado!
Espero que a eliminação precoce e as férias contingenciais sirvam como exemplo, porque o Carioquinha geralmente é usado como consolo para os insucessos do Flamengo nas demais competições. A torcida do flamengo está pouco se lixando pro Estadual que está cansado de ganhar. A ordem do dia na Gávea tem que ser “renovação”. Uma limpa no elenco, a começar pelo peso morto do R10, toda a velharia aposentada, e contratar atletas de qualidade além de promover os garotos da base que estão à espera de uma oportunidade.

Um comentário:

  1. uiuiuiuiuiui.uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir