"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Itabuna: Dá-lhe Dedé do "amendoim"

Bira Pimentel: Leiam a matéria do Pimenta, comento em seguida.
Do Pimenta na Muqueca
Uma anticandidatura, o antiherói das massas. Dorival Hygino da Silva, o Dedé do Amendoim. Ou, simplesmente, Tesão, como é mais conhecido. O mais folclórico (e querido) vendedor de “energéticos naturais” nos bares da região central de Itabuna já decidiu: “com as graças de Deus, serei candidato”.
Sim, Tesão vai disputar uma das 21 vagas na Câmara de Vereadores local. Tudo contra a paumolescência (e a corrupção) reinante no legislativo local. “Contra tudo isso, Tesão. Com amendoim e ovos de codorna”, complementa o sorridente promotor da felicidade alheia.
A vontade de ser candidato tá expressa, mas antes Tesão terá de afiar as garras para brigar pela candidatura dentro do PT, ao qual está filiado há quatro anos. “Eu já era filiado, mas perderam minha ficha. Ficou tudo certinho mesmo há quatro anos”. Se depender de carisma, a batalha interna tá no papo…

Voltei:
Bira Pimentel: conheço Dedé do amendoim há mais de quinze anos. Um humilde trabalhador itabunense que a cada final de semana peregrina com sua incansável bicicleta pelos botecos da cidade com um sorriso estampado no rosto, vendendo seu amendoim cozido, ovo de codorna e, mais recentemente, codorna frita. Não obstante a pouca instrução, tem discernimento político e sempre caminhou com a esquerda, sobretudo o PT onde carrega o enorme adesivo do partido colado em seu meio de transporte. Em comparação com outros municípios, Itabuna tem pouca tradição em eleger figuras populares e “folclóricas” para o legislativo municipal. Geralmente o poder do dinheiro, da compra de votos, fala mais alto e a composição da Câmara é recheada de bicheiros, empresários , radialistas e outras porcarias mais.
Certamente uma virtual candidatura de Dedé e sua pouco provável eleição em 2012, não “qualificaria” a Câmara de Vereadores de Itabuna, qualidade que toda a população grapiúna anseia para aquela combalida e corrupta Casa. Todavia, para um legislativo que tem Rui Porquinho como presidente, eleger Dedé do amendoim representaria anos-luz de avanço político.
O defeito do cidadão é torcer pro Vasco, infeliz opção que não poderá ser mudada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário