"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

“Privataria Tucana”. Maior escândalo da República é ignorado pela grande mídia.

Por Bira Pimentel.
A revista Carta Capital que está nas bancas é bombástica! Num domingo sem muitos afazeres corri pra comprar meu exemplar e, acreditem, fiquei escandalizado com a matéria de capa da Carta. O jornalista Leandro Fortes, com sua astúcia característica, revela em detalhes o conteúdo do livro “Privataria Tucana” do também jornalista Amaury Ribeiro Jr.
Foram 12 anos de minuciosa pesquisa acerca do programa de privatizações, ou melhor, de entrega a preço de banana das empresas nacionais nos oito anos de governo FHC.  Que a Telebrás, Usiminas, Vale do Rio Doce, entre outras, foram “dadas” de bandeja ao capital internacional, todos nós sabíamos. O que agora deixa o Brasil estarrecido foram os sei lá quantos bilhões de dólares auferidos pela quadrilha chefiada pelo tesoureiro do PSDB Ricardo Sérgio de Oliveira. Nesse degradante lamaçal ainda estão o próprio José Serra, seu genro, sua filha Verônica Serra, o nefasto Daniel Dantas do Banco Oportunity e sua filha, entre outros vermes da elite financeira nacional.
Não quero entrar em detalhes sobre as denúncias, até porque ainda não li o livro, o que farei de imediato. Contudo, o jornalismo investigativo de Amaury Ribeiro tem potencial pra causar um estrago sem precedentes na intocável casta tucana. A grande mídia do eixo Rio-São Paulo simplesmente ignorou a chegada do livro. Folha, Estadão, O Globo e Veja emudeceram-se diante dos fatos, comportamento mais que normal pros obsoletos veículos de comunicação cujas editorias são locais de “reuniões” estratégicas da cúpula tucana.
Não tem problema. O livro de Amaury Ribeiro Jr. vendeu 30 mil exemplares em quatro dias, recorde no Brasil em 2011 e está voltando pro prelo porque não consegue atender a demanda. Desdobramentos imprevisíveis virão a posteriori. Aguardem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário