"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Resumo do Brasileirão 2011 - Sem surpresas!!

Por Bira Pimentel 
Apesar da disputa acirrada até a última rodada, o brasileirão 2011 terminou sem surpresas. Vejamos porque:
   1-      O Corinthians, mesmo sem apresentar um futebol que enchesse os olhos da fiel, conseguiu manter a regularidade nos dois turnos e terminou merecidamente como campeão.

     2-      Os quatro rebaixados frequentaram a zona de baixo da tabela durante toda a competição, de modo que Avaí, América/Mg, Atlético/Pr e Ceará não tem do que reclamar. Pena que o Ceará, digno representante do Nordeste, não conseguiu se manter.


3-      O Flamengo teve um pífio desempenho no segundo turno e pode agradecer de joelhos o quarto lugar e a vaga na Libertadores. A posteriori irei escrever um texto específico sobre o mengão.

4-      De positivo pro Flamengo apenas ter terminado o ano de 2011 invicto nos clássicos cariocas, feito que nem a super-máquina de Zico, Adílio, Andrade e Cia (o maior Flamengo de todos os tempos) não conseguiu. Foram 12 jogos contra Botafogo, Fluminense e Vasco com 5 Vitórias e 7 empates.


5-      O Rio de Janeiro emplacou 3 times na Libertadores de 2012, Vasco, Fluminense e Flamengo, se mantendo na crista da onda do futebol brasileiro de forma recorrente.

6-      Fiz comentário em post anterior, por volta de meados de novembro, que a empolgação da torcida cruz-maltina poderia se tornar inócua, e não deu outra. O time do Vasco, por uma série de circunstâncias (doença do treinador, conquista da copa do Brasil, entre outras), foi muito mais empolgação do que futebol propriamente dito. Há quinze dias falava-se em tríplice coroa e o resultado todos sabemos. Os fatos não deixam dúvida: caiu frente a Universidade Católica, empatou jogo chave contra um combalido Palmeiras no Parque Antartica, e confirmou o cenário que vem se repetindo há 23 anos, não conseguir derrotar o Flamengo em jogos decisivos.

7-      Apesar do penta corintiano, do espírito aguerrido da equipe do Vasco e da arrancada surpreendente do Fluminense no segundo turno, não tenho dúvida de que o melhor time do Brasil é o Santos. Pode não conquistar o mundial interclubes que está sendo disputado agora no Japão, afinal de contas o Barça tá na área, porém se tivesse dado a devida importância ao brasileirão e não tivesse tantas baixas no departamento médico, levaria o campeonato de barbada.

8- Ah, antes que eu esqueça, Santos x Flamengo, no primeiro turno, foi a melhor partida de futebol dos últimos dez anos no Brasil. Apoteótica.



4 comentários:

  1. Artigo tendencioso de flamenguista invejoso. Falar que o vascão foi só empolgação é brincadeira. Bira, você não tem jeito. kkkk. Sandro Silva/ Cruz das Almas.

    ResponderExcluir
  2. O Blogueiro disse tudo, se o Santos desse a devida importãncia ao brasileirão seria campeão com 5 rodadas de antecedência. Sérgio Duarte/Novartis.

    ResponderExcluir
  3. Mengão campeão da Libertadores e Mundial em 2012. Lógico, se demitir Luxemburgo. Davidson. Itabuna.

    ResponderExcluir
  4. Bira Pimentel, você errou quando falou que o Ceará frequentou a zona de baixo o campeonato todo. pelo contrário, no primeiro turno o vozão chegou a ser quinto colocado, eliminou o flamídia na copa do brasil, mas depois da semi-final com o Coritiba a coisa ficou feia. Mas ano que vem o vozão volta pro seu lugar.

    Alberto, Jansen - Fortaleza/Ce.

    ResponderExcluir