"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





quinta-feira, 31 de março de 2011

A carta do ex-deputado Aleluia à Universidade de Coimbra - O cúmulo do preconceito!!

Bira Pimentel: Em posts anteriores já fiz menção ao perfil do ex-deputado Aleluia. O filhote do "Carlismo" não aceita a perda do poder na Bahia e no Brasil. Essa besta quadrada se destaca pelas ofensas desenfreadas ao PT e ao ex-presidente Lula. É preconceituoso - o texto abaixo não deixa dúvidas - e com a derrota acachapante na eleição passada se tornou ainda mais desequilibrado. Vá chorar na igreja do Bomfim, sua anta!!!!

“CARTA ABERTA AO PROF.JOÃO GABRIEL SILVA, MAGNÍFICO REITOR DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
José Carlos Aleluia, professor universitário, Membro da Comissão Executiva do Democratas e Presidente da Fundação Liberdade e Cidadania
Na condição de professor universitário venho perante Vossa Excelência manifestar a minha perplexidade — e porque não dizê-lo–, indignação, diante da concessão do título de doutor honoris causa, pela instituição que ora Vossa Excelência representa, ao ex-Presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Valeu, Alencar!!!!

Uma frase forte, proferida por um guerreiro

"Você não sabe o que é a morte, então você não tem de ter medo da morte. Você tem de ter medo é da desonra, dela você tem de ter medo, isso mata você.
José Alencar, ex-vice-presidente da República

Carta Capital: trajetória de José Alencar

Reproduzo matéria publicada no sítio da revista CartaCapital:

O boletim divulgado no fim da manhã desta terça-feira 29 informava que o ex-vice-presidente apresentava um quadro de oclusão (obstrução) intestinal e peritonite (inflamação do peritônio, uma membrana que reveste a cavidade abdominal), em condições críticas. Raul Cutait, médico integrante da equipe que cuidava de Alencar, havia dito que o tratamento estava sendo feito à base de medicamento para aliviar as dores. “Não tem mais condições de tratamento. Estamos dando suporte para ele não sofrer”, afirmou.

Com roupa de hospital, deitado numa maca, envolto por aparelhos e sempre com alguma personalidade do universo político ao lado. Essa é a lembrança mais marcante dos últimos dias de vida do ex-vice-presidente José Alencar. Seu delicado histórico médico sobressaiu sua trajetória profissional. Não é para menos, desde 2000, lutava contra um câncer na região abdominal pelo qual passou por inúmeras cirurgias e até tratamento experimental nos Estados Unidos.

Mas quem foi o homem de negócios que da pequena Itamuri, em Minas Gerais, ocupou um dos cargos mais importantes da política?

domingo, 27 de março de 2011

Domingão com Benito de Paula - Rubro-negro apaixonado!!

Bira Pimentel: A seleção não poderia começar com outra canção que não fosse "Charlie Brown":

"Se você quiser
vou lhe mostrar
Vinícius de Moraes
e o som de Jorge Ben
Se você quiser
vou lhe mostrar
torcida do Flamengo
coisa igual não tem"








A refundação dos Verdes

Dois anos depois da filiação da então senadora Marina Silva (PV-AC) e do anúncio de uma refundação programática, a mudança de vento anunciada pelo PV divide o partido em dois. O grupo da ex candidata derrotada à Presidência da República no ano passado, que ainda conta com o ex-deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) e o atual deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ), cobra da direção do partido as medidas prometidas em 2009. O mês estabelecido para que os caciques da legenda entrem em acordo ou anunciem um racha é julho: data da convenção nacional verde.

Zeca Baleiro: "A moral do cascudo"


Zeca Baleiro - Cantor e Compositor  .

Poderíamos pensar em manter a prática do cascudo para algumas personalidades públicas brasileiras
Há modalidades várias de corretivos, é bom lembrar. Vão desde a hoje folclórica palmada na bunda até a chinelada clássica. Meu pai, um homem amoroso mas firme, conta, com orgulho interiorano, ter batido nos seus filhos mais velhos com um “relho”, chicote de cavalos feito com couro trançado. Fala rindo. E diante dos risos dos filhos castigados, que se deliciam nas festas familiares com a (felizmente) longínqua lembrança. Não era um gesto violento, mas uma atitude de efeito “moralizador” – costuma ele dizer. Nenhum dos filhos parece ter ficado com alguma sequela psicológica, muito menos física. Eu, por ser a “rapa-de-tacho” da família, escapei da terrível sentença. Mas levei, aqui e ali, um tapa-no-pé-do-ouvido ou pescoção. De todos os “castigos” que recebi na infância, no entanto, o que sempre me pareceu mais cruel (e por isso quem sabe mais eficaz) foi o cascudo.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Caso de Homofobia no "Inferninho da UESC" gera protestos de universitários

Bira Pimentel: Sem querer entrar na contenda homofóbica, que é um absurdo, em minha época de UESC o "inferninho" era deveras mais interessante, Que o diga Inton Cândido, Paulinho do BB, Élvio Magalhães e companhia. Era um botequinho de uma porta com cerveja gelada a preços módicos, forró universitário de qualidade e as discussões intermináveis entre os militantes do PT e do PCdoB. Hoje o que se vê é um elefante branco, sem identidade com a universidade, regado a show de pagode e cheia de brigões. Lamentável!!!!


Do Pimenta na Muqueca.

A discriminação de um espaço de eventos a dois universitários homossexuais acabou mobilizando a comunidade acadêmica, que realiza manifestação contra a homofobia, amanhã, às 17h, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
Dois alunos do curso de Ciências Sociais, de 26 e 19 anos de idade, estavam no “Inferninho da Uesc”, na última sexta-feira (18), e foram obrigados a deixar o estabelecimento quando começaram a se beijar.
O dono do “Inferninho” teria dito que ali não era ambiente para casais gays. O espaço de eventos está situado em frente à instituição de ensino superior e virou point de universitários. O comerciante não foi encontrado para comentar a acusação.


Canja de Paulinho Jequié. Conterrâneo abusado!!



O imperialismo, fase atual do capitalismo

Por Emir Sader, em seu blog.

Mesmo sabendo que o Brasil não votou a favor da resolução da ONU sobre o ataque à Líbia, Obama teve a deselegância de dar a ordem de começo da operação militar em solo brasileiro, durante sua viagem relâmpago ao nosso país. Ao mesmo tempo, esbanjou charme, ele e sua mulher, fez elogios fartos ao Brasil e a Dilma – mesmo se muito parco nos acordos concretos.

A visita de Obama permitiu conhecer de perto as duas caras do mesmo do rosto da potência imperial. A fisionomia pode ser grosseira, como a do seu antecessor, Bush, ou ter a cara simpática de Obama, mas a politica continua sendo a mesma: imperial, belicista, agressiva.


Porque os EUA não são apenas um país rico. São a cabeça do sistema imperialista mundial. Um sistema que teve sua origem no sistema colonial, aquele que, desde a Europa, submeteu os países dos outros continentes, os explorou, os oprimiu – usando trabalho escravo da África –, dividiu-os entre si e constituiu um sistema internacional de poder que passou a controlar o mundo, sob hegemonia inglesa.

Washington Araújo: A entrevista que a Veja escondeu

Bira Pimentel: Em nada me surpreende a não publicação da entrevista que Arruda concedeu à Veja em setembro de 2010. A Veja tem lado, meus caros. A Veja é um embuste. Não publicou pra não prejudicar a então candidatura de José Serra a presidente. Essa publicação semanal de merda só deprecia o jornalismo. Por sorte, ainda temos veículos de comunicação sérios no Brasil. Quem precisa dessa porcaria de revista?

Recolhido do Vi o Mundo de Azenha.

Causou profunda estranheza e perplexidade o timing da publicação da entrevista que o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), concedeu à Veja. Por que a revista, tendo entrevistado Arruda em setembro de 2010, durante a campanha eleitoral, somente agora, quase 190 dias depois, resolveu levá-la ao conhecimento de seu público leitor? Na entrevista, o ex-governador dispara torpedos contra aliados e antigos companheiros de partido, entre eles, Agripinio Maia, Demóstenes Torres, Marco Maciel, ACM Neto, Rodrigo Maia, Ronaldo Caiado e Sérgio Guerra. O artigo é de Washington Araújo.

Washington Araújo – Observatório da Imprensa, via Carta Maior

Existem notícias que nos fazem rever o conceito do valor-notícia. Estou com isto em mente após ler a entrevista que o ex-governador José Roberto Arruda (DF) concedeu em setembro de 2010 à revista Veja. Na entrevista, Arruda decidiu dar uma espécie de freio de arrumação em suas estripulias heterodoxas como governador do Distrito Federal: atuou como principal protagonista no festival de vídeos dirigido pelo ex-delegado de polícia Durval Barbosa e que tratavam de um único tema: a corrupção graúda correndo solta nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Distrito Federal.

Com a palavra os são paulinos: Existe mesmo o boicote?

Bira Pimentel: os Bambis dão mais um xilique. Depois da iminente perda definitiva da famosa Taça das Bolinhas pro Mengão (único hexa campeão brasileiro de futebol masculino), agora acham que o universo conspira contra eles. Ainda acho é pouco!!!!!

“Se é retaliação, não vem ao caso”, diz dirigente  do São Paulo sobre tabela do Brasileirão
Tricolor terá cinco jogos na TV aberta no 1º turno deste Brasileirão, contra oito em 2010
O diretor de marketing do São Paulo, Adalberto Batista, afirmou ao R7 que o clube não sai necessariamente prejudicado por ter menos jogos exibidos na TV aberta que os demais grandes clubes paulistas. Segundo a tabela divulgada na terça-feira (22) pela CBF, o Tricolor terá cinco jogos exibidos ao vivo durante o primeiro turno, contra oito no ano passado.

A Pena reduzida pra quem estuda

Bira Pimentel: Vamos estudar cambada, pra abrandar a pena.

Por raq_uel
Do Congresso em Foco
23/03/2011 - 19h43
Renata Camargo
O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (23) um projeto de lei que reduz o tempo de pena para presos que se dedicarem aos estudos. O projeto, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), propõe que condenados possam reduzir seu tempo de prisão na razão de um dia para cada 12 horas de aula. A proposta agora volta para ser apreciada novamente no Senado.

A "aposentadoria" de Lula

Por Eduardo Guimarães, no blog da Cidadania.

Segundo relatei no post anterior, pessoas próximas a Lula garantem que ele não quer voltar a se candidatar a mais nada nunca mais. Se formos analisar bem, seria uma medida para lá de sensata. Desde a sua primeira candidatura a presidente, em 1989, que não passa um só dia sem que o ataquem de todas as formas que se conceba.
O mais espantoso é que estamos chegando ao fim do terceiro mês de um novo governo e a mídia continua atacando o ex-presidente todo santo dia, como se ele ainda estivesse no poder. É de imaginar como alguém consegue ignorar tantos ataques sem se deixar levar pelo ímpeto de responder.
De qualquer forma, se procede mesmo a informação que recebi de que Lula não pretende voltar a se candidatar a mais nada, parece-me que sua suposta desistência da disputa de cargos não significa desistência da política.

terça-feira, 22 de março de 2011

Canja de Oswaldo Montenegro - álbum "Intimidade" - Parte 2

Lula debocha da oposição e vê hipocrisia em elogio de FHC a Dilma

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi irônico na noite desta segunda-feira (21) com membros da oposição, sobretudo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que o criticaram por não ter ido ao almoço com o presidente Barack Obama em Brasilia. Segundo Lula, foi “hilariante” saber que os opositores dizem agora que sua sucessora, a presidente Dilma Rousseff, é diferente dele — e que os que passaram oito anos criticando seu governo agora passem a falar bem.
“Provavelmente, agora que o presidente Obama fez rasgados elogios ao Brasil, à sua ascensão e importância no mundo, alguns que passaram dez anos criticando comecem agora a falar bem porque deu no New York Times. É extraordinário e hilariante”, debochou Lula, num jantar para 800 convidados em sua homenagem. O evento foi oferecido pela comunidade árabe, no Clube Monte Líbano, em São Paulo, com a coordenação da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, que deu a Lula uma placa de agradecimento da comunidade.

Obama vai pagar os pecados dos EUA?

Por Ricardo Kotscho, em seu Balaio.
Aqui, foi o próprio presidente Barack Obama quem levantou o assunto da ditadura militar, mas nenhum jornalista brasileiro ousou lembrar da ativa e decisiva participação do governo dos Estados Unidos da época no golpe contra João Goulart, um atentado contra a democracia brasileira que perdurou por mais de duas décadas.
Ao contrário, na imprensa brasileira Obama foi criticado exatamente por isto pelo colunista Merval Pereira, candidato à Academia Brasileira de Letras, em sua coluna desta terça-feira em O Globo:
“A insistência com que ele se referiu à superação da ditadura militar no Brasil pela ação de pessoas que, como a presidente Dilma Rousseff, resistiram em defesa da democracia, comparando a situação brasileira de 25 anos atrás com a atualidade dos países árabes que estão em crise política em luta por mais direitos, soou anacrônica e fora de próposito”.

Lula condena ataque à Líbia: “Secretário da ONU deveria ir lá para conversar”

por Claudio Leal, no Terra MagazineDe São Paulo
Em evento com a comunidade árabe, no Clube Monte Líbano, em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou os ataques à Líbia. “Quero dizer que sou solidário à posição do Brasil, que se absteve na ONU (Organização das Nações Unidas) contra as invasões”. Para ele, a aprovação dos bombardeios se deve ao “enfraquecimento da ONU”.
- Em vez de mandar avião, o secretário da ONU deveria ir lá para conversar – criticou, numa alusão indireta ao ditador líbio Muammar Kadafi.
Lula recebeu uma homenagem da Fundação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), que destacou a aproximação do País com o mundo árabe nos últimos oito anos. O líder petista comentou a visita do presidente norte-americano Barack Obama e ironizou os detratores de seu governo, citando “os rasgados elogios” de Obama à inclusão social no Brasil.
- Possivelmente agora… alguns que passaram dez anos me criticando passem a falar bem.

Dilma aproxima-se dos artistas

Da Folha (Recolhido no Portal de Nassif)
ANA FLOR
DE BRASÍLIA
A presidente Dilma Rousseff dá início, na sexta-feira, a uma série de encontros culturais no Palácio da Alvorada, em que pretende se aproximar da classe artística.
A partir de março, ela organizará um evento artístico por mês, com convidados de diferentes áreas.
A estreia será com cerca de 30 cineastas mulheres, que estão sendo convidadas para um jantar com a presidente.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Canja de Oswaldo Montenegro - álbum "Intimidade"



Em minha modesta opinião, o melhor trabalho de Oswaldo Montenegro em anos. "Lume de estrelas" e "estrada nova" são belíssimas canções.

Fabrício reafirma fidelidade ao PCdoB

Bira Pimentel: Que a imprensa se alimenta da boataria desenfreada não é novidade pra ninguém. Bastou a confirmação da deserção de Edson Pimenta para que os boateiros de plantão começassem a colocar em dúvida a fidelidade do deputado Fabrício ao PCdoB. Existem sensíveis diferenças na trajetória política de ambos. Fabrício tem fortes raízes na esquerda, na defesa intransigente da classe trabalhadora. É combativo e fiel aos princípios que defende. Acho até que teria maior ressonância se tivesse nos quadros do PT, mas enfim... Quanto ao Edson Pimenta, todos que o conhecem, minimamente, atestam sua artificialidade política. A polêmica não reside no fato de deixar o PCdoB, mas a opção por um malogrado partido político que já nasce com o ranço do conservadorismo da extrema direita que tanto mal faz ao Brasil.

Do Blog do Anderson, VCA.

Em nota pública enviada ao Blog do Anderson, o presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Vitória da Conquista, Marcos Andrade, esclarece que o deputado estadual Jean Fabrício Falcão, reafirma seu compromisso e fidelidade com o PCdoB seus princípios e valores e manifesta sua tristeza e consternação com a súbita decisão do deputado federal Edson Pimenta em sair do PCdoB, e conclama aos militantes, filiados e amigos a manterem-se firmes no PCdoB. “O deputado Jean Fabrício Falcão não sairá do PCdoB, seguindo sua trajetória política de luta em defesa das melhores condições de vida e trabalho, especialmente para a população mais carente, lutando sempre por igualdade e justiça social. Fabrício acredita no socialismo e continuará nas fileiras do PCdoB lutando por este ideal. O PCdoB, por sua vez, em seus 89 anos de luta já passou por diversas crises e muitas deserções, mas o partido sempre foi maior que os indivíduos e suas idéias permanecem firmes.  Em Vitória da Conquista, o PCdoB, tem confiança no Deputado Estadual Jean Fabrício Falcão, fruto da melhor tradição comunista, liderança incontestável do partido no município e  também na Bahia, que tem e terá todo apoio do PCdoB nas batalhas de hoje e nas lutas que o futuro nos reserva” diz o trecho da nota.

Wladimir Pomar: Mr. Obama não se mostrou disposto a pagar nem um cafezinho

Rio de janeiro,21/03/2001
SOBRE A VISITA DE MR. OBAMA

por Wladimir Pomar

Mr. Obama aterrisou no Brasil cheio de simpatia. Afinal, boa parte da população brasileira ainda não está informada de que o eleitorado americano foi vítima de um embuste, e a grande imprensa fez tudo a seu alcance para promover a simpatia do casal e o charme de Mrs. Michele.
A grande mídia não mediu esforços para encobrir a grave crise econômica e social que assola aquele grande país, omitir a manutenção da mesma política externa que levou os Estados Unidos ao atoleiro do Afeganistão e do Iraque, e encobrir o apoio do governo norte-americano aos governos ditatoriais da África do Norte e da Arábia.
Em resumo, fez de tudo para dourar a pílula do que deseja realmente Mr. Obama em sua viagem ao Brasil. E tem sido incapaz de mostrar sua afronta ao Brasil, tipo Bush filho, ao ordenar o bombardeamento da Líbia em seu primeiro dia de visita ao governo brasileiro.

A guerra que começou dentro do Planalto

Casa Branca nega mal-estar entre Dilma e Obama por ataque à Líbia
A Casa Branca afirmou neste domingo que não a presidente Dilma Rousseff não expressou mal-estar sobre as operações militares na Líbia durante seu encontro com o colega americano, Barack Obama.
Obama deu o seu aval à ofensiva militar durante um encontro privado com Dilma Rousseff, na manhã de sábado, no Palácio do Planalto. O Brasil foi um dos cinco países que se absteve do voto da resolução 1973 do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), que permitiu o uso de “todas as medidas necessárias” para conter a violência na Líbia e impor uma zona de restrição aérea.

domingo, 20 de março de 2011

Canções pro Domingão: Maria Da Paz

Caros, resolvi enviar 3 canções de Da Paz pra presentear nossos ouvidos nesse domingão. Estou ouvindo seus cd's desde cedo e ela é um show. A harmonia e sonoridade de sua voz são genuínos.





O vestido vermelho de Dilma diante da "embromation" de Obama

Por Zé Augusto, no blog Amigos do Presidente Lula
Dilma vestiu um elegante vestido vermelho, com os sapatos da mesma cor, durante a visita em Brasília do presidente dos EUA, Barack Obama.

Consultores da embaixada estadunidense (supostamente informais), como o colunista da Globo, Merval Pereira, devem ter reunido o estado maior do PIG e do Instituto Millenium, para fazer relatórios de análise de tal vestimenta, uma vez que a cor é a mesma da bandeira e camisetas do PT e, como deve ter alertado o satírico
professor Hariovaldo Almeida Prado, é também a cor do "perigo vermelho" do comunismo internacional.

Com a falta de assunto que a oposição e o PIG tem, não é difícil imaginar que vão inventar teorias conspiratórias sobre o simbolismo do vestido vermelho.

Mas vamos ao que interessa, porque só faltava a Presidenta não poder escolher a cor da sua roupa em seu próprio país, em sua própria casa.

Ataque a Líbia: hipocrisia e dupla moral


Bira Pimentel: excelente artigo do internacionalista Max Altman. A enxurrada de notícias tendenciosas da mídia mundial tem a capacidade de fechar nossos olhos para a verdadeira causa do conflito Líbio. A questão gira em torno de petróleo, de dólares e do controle geo-político do norte da África. EUA, França e Grã-Bretanha se unem no discurso falacioso de proteção aos civis da Líbia, deixando evidente o caráter intervencionista mesquinho que sempre norteiou seus interesses.

Por Max Altman

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou a resolução que autoriza a imposição de uma zona de exclusão aérea em território líbio, salvo os vôos de natureza humanitária e inclui "todas as medidas que sejam necessárias" para a proteção da população civil, excluindo, porém, a ocupação militar de qualquer porção da Líbia. Além disso, endurece o embargo de armas à Líbia e reforça as sanções impostas no mês passado a Kadafi e seu círculo mais próximo de colaboradores.

Paris e Londres encabeçaram a arremetida contra a Líbia numa corrida contra o relógio a fim de que a ONU se pronunciasse antes que o último reduto rebelde, Bengazi, fosse recuperado pelas forças leais a Kadafi.

O documento recebeu a aprovação de 10 países - Grã-Bretanha, França, Estados Unidos, Líbano, Colômbia, Nigéria, Portugal, Bósnia e Herzegovina, África do Sul e Gabão -, nenhum voto contra e cinco abstenções - Brasil, Rússia, China, Índia e Alemanha.


Esmola pra São José

Caros, o dia de São José foi ontem. Com atraso segue minha homenagem ao santo das águas abundantes, na genuína e inconfundível voz de Rolando Boldrin. Bira Pimentel.

Ministros se recusam a tirar os sapatos

Recolhido do Escrevinhador, por Rodrigo Vianna.
Desde o começo da manhã, aqui em Brasília, chegavam relatos de empresários brasileiros irritados pelo fato de passarem por revista conduzida por funcionários dos EUA. Isso ocorreu no Centro de Convenções Brasil 21 – onde ocorria a cúpula de negócios Brasil/EUA, com a presença de mais de 300 executivos dos dois países.
À tarde, Obama foi ao local, para fazer um rápido discurso. Ministros brasileiros também se deslocaram pra lá. E teriam que se submeter ao mesmo esquema de revista. Indignados, vários ministros brasileiros deram meia volta e foram embora. Confirmamos agora há pouco, com assessor de um deles, que os seguintes ministros recusaram-se a participar do encontro diante da insistência dos agentes dos EUA: Mantega, Pimentel, Mercadante e Tombini (do BC).

PT da Bahia já planeja eleições municipais de 2012

Recolhido do Blog Bahia de Fato.
O Partido dos Trabalhadores vai criar um grupo de trabalho encarregado de percorrer, de início, os 30 municípios baianos de maior densidade eleitoral (aqueles com eleitorado superior a 40 mil votantes), para fazer um diagnóstico da conjuntura política em cada um deles, com vistas às eleições municípios do próximo ano. A decisão foi tomada sábado (19), durante reunião do diretório estadual do partido, em Salvador.

O objetivo é identificar, de imediato, os municípios onde o partido tem condições efetivas de apresentar candidato próprio a prefeito e colher subsídios para o trabalho de articulação com as lideranças locais dos demais partidos que compõem a base de sustentação do governo estadual.

A polêmica que envolve o blog de Maria Bethânia

FERNANDO DE BARROS E SILVA
Blog e macarthismo
SÃO PAULO - Criou-se um escarcéu em torno do blog de poesia de Maria Bethânia. Pessoas reagem com fúria indignada ao fato de que a cantora foi autorizada a captar R$ 1,35 milhão pela Lei Rouanet -segundo a qual as empresas abatem do imposto que pagam a parcela do seu "patrocínio" à cultura.
Parece, pelo menos à primeira vista, sem conhecimento detalhado do projeto, um valor bem elevado para um blog.
Mesmo considerando que os personagens envolvidos sejam Bethânia e o diretor Andrucha Waddington. Até aí eu vou.
Não dá, porém, para embarcar na escandalização barata do episódio, ainda acompanhada pelo prazer grupal de promover o linchamento da artista. Ninguém desviou dinheiro público, não há, rigorosamente, nenhum crime, nenhuma ilegalidade no pleito de Bethânia.

Retorno às atividades!!!!

Bom dia meu povo jóia da Bahia. Desculpem a longa ausência. Estive em São Paulo durante toda a semana passada com compromissos profissionais, de modo que não pude postar nada. Vamos atualizar nosso blog a partir de hoje.

Grande abraço a todos.

Bira Pimentel

quinta-feira, 10 de março de 2011

Itabuna: 44 assassinatos em 66 dias do ano!!

Por Ubirajara Pimentel.
Enquanto o feriadão de carnaval transcorria com alegria em diversas localidades Brasil afora, em Itabuna – que, diga-se, não tem carnaval há muitos anos – dez pessoas foram brutalmente assassinadas. Em números absolutos somam-se 44 vidas ceifadas nos 66 dias de 2011.
A criminalidade que é estampada diariamente nos jornais e TVs grapiúnas parece não comover mais ninguém. O poder público municipal argumenta que a violência é de âmbito nacional e que pouco pode ser feito com os parcos recursos destinados pelos governos federal e estadual, e no fogo cruzado da incompetência e da falta de compromisso social fica a população totalmente desassistida de segurança pública, atônita com a exposição diária de suas vidas à conveniência de marginais de toda ordem.
Alguns incautos podem afirmar que a violência é restrita ao tráfico de drogas e, com efeito, só morrem traficantes e usuários. Nada disso! A realidade é outra. Em Itabuna a criminalidade não escolhe CPF ou se a vítima reside no Jardim Vitória ou no Maria Pinheiro. Simplesmente mata-se por motivo torpe, a exemplo da estudante universitária que foi gravemente baleada em janeiro último porque só tinha 30 reais na bolsa em plena beira-rio num domingo à tarde. As pessoas estão sendo compelidas a se trancafiarem em suas casas ou, no máximo, procurarem lazer no monótono e limitado shopping Jequitibá, que em tese oferece maior segurança.
É notório que o governo Wagner teve imensa dificuldade no gerenciamento da segurança pública em seu primeiro mandato e está longe de fazê-lo no segundo. Contudo, em Itabuna inexiste qualquer esforço por parte dos detentores do poder público municipal no sentido de uma ação ostensiva de combate à desenfreada criminalidade que assola a cidade. E olhe que o prefeito tem raízes militares e é carinhosamente tratado por seus bajuladores de “Capitão”. Um prefeito incompetente, manipulável e desprovido de qualquer compromisso social com a imensa parcela da população que lhe conduziu, pelas urnas, ao comando do Centro Administrativo Firmino Alves. A conseqüência de todo esse embuste é fácil de deduzir: uma cidade sem prefeito e sem comando é uma cidade sem lei.
Por outro lado, o deputado federal de Itabuna, Geraldo Simões, parece estar pouco se lixando pro crescimento da criminalidade na terra que sempre o elegeu. A estratégia é conhecida, deixar o malogrado governo Azevedo sangrar até o fim, para voltar à prefeitura – ele mesmo ou a sisuda e impopular Juçara Feitosa – em 2012. O jogo da sucessão está aberto.
Resumindo, na esteira da violência está o desemprego, a debilidade da educação e a inexistência de políticas públicas voltadas pra juventude. Medidas paliativas só empurram a problemática da violência pro futuro próximo numa bola de neve sem fim.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Dilma é destaque em listas das mulheres mais importantes do mundo

Do Conversa Afiada de PH Amorim
No Dia Internacional da Mulher, a presidenta Dilma Rousseff ganhou destaque na imprensa mundial.

A JK de saias foi eleita pelo Huffington Post como uma das 18 personalidades que lutam pelo direito de igualdade dos gêneros.

Clique aqui para conferir a lista do Huffington Post.

O blog Amigos do Presidente Lula traz informações do jornal britânico The Guardian:
O jornal britânico The Guardian colocou a presidente brasileira Dilma Rousseff em sua lista das cem mulheres mais inspiradoras da atualidade, publicada nesta terça-feira.
Na lista, que publicada no Dia Internacional da Mulher, Dilma aparece na categoria “Política” ao lado de outras dez personalidades, como a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, a presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, e a ativista birmanesa Aung San Suu Kyi.

Emir Sader: Não haverá igualdade de direitos, sem o direito ao aborto


O Dia Internacional da Mulher foi estabelecido pela ONU no dia 8 de março graças à grande e trágica mobilização de trabalhadoras norte-americanas, nesse dia, em 1857, operárias têxteis de uma fábrica de Nova York entraram em greve, ocupando a fábrica, reivindicando a diminuição da jornada de trabalho de até mais de 16 para 10 horas. Elas, que recebiam menos de um terço dos homens, foram fechadas na fábrica, onde ocorreu um incêndio e 130 delas morreram queimadas.
Desde então, é inegável que, vindo de uma situação tão degradante, a mulher conquistou direitos, espaços, voz. O século XX foi praticamente o primeiro em que ela passou a ser protagonista da história, obtendo certos espaços institucionais, mas principalmente se firmando na produção artística e cultural.

Que partido é esse do Kassab?

Por Ricardo Kotscho, no Balaio do Kotscho.
Em meio à inhaca do noticiário de celebridades nestes dias de Carnaval, enquanto Kadafi balança mas não cai, sobrou espaço para a exótica, extemporânea e esdrúxula criação de um novo partido político para se juntar aos 22 espécimes já representados na Câmara Federal.
É o tal de Partido Democrático do Brasil, como se os outros não fossem nem democráticos nem brasileiros, uma criação do prefeito de São Paulo, o demotucano Gilberto Kassab, discípulo de Maluf, Pitta e Serra, pela ordem, um político da província, que até outro dia nem tinha vida própria.

O crescimento da renda das mulheres

Bira Pimentel: excelente notícia, além do impacto microeconômico, e do potencial incremento na comercialização de pares de sapato, ainda temos como solicitar "vales" com nossas companheiras. Viva as mulheres!!!
Da Folha.com
Folha.com
CLAUDIA ROLLI
VERENA FORNETTI
A renda das mulheres cresceu mais do que a dos homens em três regiões metropolitanas do Nordeste pesquisadas pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos) em 2010.
Em Fortaleza, Recife e Salvador, enquanto o rendimento feminino por hora avançou de 1,8% a 12,7%, o masculino variou de -0,2% a 9,7%.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Carnaval do Recife: "O verdadeiro Carnaval"

Bira Pimentel: Caros, segue alguns vídeos do genuíno carnaval do Recife. A cultura Pernambucana chama a atenção pela autenticidade, preservação das raízes e respeito ao legado histórico de seu povo. Parabéns ao arretado povo pernambucano que, sem sombra de dúvidas, promove o maior e mais autêntico carnaval do Brasil.







Aprovação a Dilma supera a de Lula em 2003 e 2007

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania

Foi pouco divulgado, mas já foi feita a primeira pesquisa sobre a popularidade da presidenta Dilma Rousseff, após os primeiros 45 dias de mandato. Foram feitas mil entrevistas pelo Instituto Análise, do sociólogo Carlos Alberto de Almeida, autor de “A Cabeça do Eleitor”, que versa, inclusive, sobre o efeito das pesquisas de opinião sobre a vontade do eleitorado.
Dilma aparece, nessa pesquisa, com 50% de bom e ótimo. Esse índice supera os índices de aprovação do ex-presidente Lula no limiar tanto do primeiro mandato (2003) quanto do segundo (2007), apesar de os índices daqueles anos, com os quais está sendo feita a comparação, serem de outro instituto, o Datafolha.

Macaé 3 Vasco 1. ME CONTEM ALGO QUE EU NÃO SAIBA!!!!!

Vídeo hilário: "Maconha tem o poder de conter soluço"

Racha tucano: ‘caipiras’ x ‘cosmopolitas’

Como é lindo o amor
entre tucanos
por Rodrigo Vianna, em O Escrevinhador
O racha tucano não vem de hoje. Documentos do Wikileaks, de 2006, indicam que o PSDB está em adiantado estado de desagregação há pelo menos 5 anos. O que se confirmaria em 2008, quando Alckmin (o “caipira”, o homem da Opus Dei – no entendimento dos “punhos de renda” que  cercam Serra e FHC) foi rifado pelo serrismo. Os tucanos ligados a Serra apoiaram Kassab para a reeleição à Prefeitura de São Paulo – contra Alckmin, o candidato do partido.  Durante a disputa pela candidatura tucana em 2006, a revista “Época” (=Globo=Serra) trouxe ampla reportagem mostrando as ligações de Alckmin com a Opus Dei. Descia a detalhes, contava sobre reuniões de Alckmin com gente da Opus Dei dentro do Palácio dos Bandeirantes. Na época, especulou-se que a “Época” teria agido sob orientação dos serristas. Agora, comprova-se (por telegramas do Wikileaks a que o “Escrevinhador” e outros blogueiros e jornalistas tiveram acesso) que Andrea Matarazzo (típico serrista “punhos de renda”) falava sobre Alckmin e a Opus Dei até para os diplomatas dos EUA! É um partido muito unido! Em 2006, Serra ainda não havia descoberto as maravilhas da direita católica, como faria em 2010. Confiram mais detalhes, no texto de Juliana Sada (com informações ds seção brasileira do Wikileaks).