"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Vitória da Conquista: o gol de honra do PT no segundo turno

Por Bira Pimentel.

Parabéns ao PT Conquistense, parabéns a Guilherme Menezes, parabéns sobretudo ao povo de Conquista que no domingo último deu mais uma lição de sabedoria e maturidade política ao referendar o projeto bem sucedido que vem sendo implementado há dezesseis anos no município. Guilherme Menezes vai pro terceiro mandato e não obstante seu perfil taciturno e de poucos amigos, é um político competente, sério e honesto. Vitória da Conquista  tem hoje uma economia pujante que cresce ano a ano mais que a Bahia e o Brasil e um governo municipal sério e propositivo tem a capacidade de atrair investimentos, estimulando a atividade produtiva como um todo.

Me recordo como o PT recebeu a prefeitura de Conquista em 96. Um município quebrado por anos de desmando da direita carlista. Pedral Sampaio, Murilo Mármore e cia. fizeram tão mal a Conquista que o povo conquistense nunca mais quis saber daquelas pragas. Guilherme implementou o orçamento participativo - projeto original do PT que depois que o partido cresceu, foi pro arquivo morto - e a despeito dos parcos recursos orçamentários, passou a fazer o feijão com arroz com muita transparência e simplicidade. Com o passar dos anos e das sucessivas vitórias, o PT de Conquista, ao contrário de Itabuna, viu a necessidade da promoção de novos quadros políticos e foi aí que surgiram no cenário petista figuras como Valdenor Pereira e José Raimundo, ambos advindos do meio universitário.

Apesar das contendas internas, perfeitamente normal em se tratando de PT, o partido tem conseguido governar o município com muita competência, o que nos permite inferir que, pelo andar da carruagem, deve ainda permanecer por muitos anos no comando da prefeitura de Conquista, ainda mais porque com a oposição liderada pelo incipiente Hérzem Gusmão, até eu seria prefeito ad eternum.


Nenhum comentário:

Postar um comentário