"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





segunda-feira, 2 de maio de 2011

Mengão campeão invicto. Título inconteste!

Opinião do Blog.
Longe de apresentar um futebol brilhante, até porque nem precisou, o Flamengo conquistou hoje à tarde seu trigésimo segundo título estadual no Rio de Janeiro. E convenhamos, foi o título mais fácil de toda a majestosa história flamenga.

Wanderlei Luxemburgo, com a perspicácia que lhe é peculiar, conseguiu mesclar craques consagrados como Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Léo Moura com jovens talentos como David Bráz, Willians e Diego Maurício. Talentos individuais a parte, Luxemburgo conseguiu implantar uma filosofia que há muito não se via pelos lados da Gávea: a filosofia de “equipe”. Mesmo na conquista do Brasileiro de 2009 os valores individuais, Pet, Adriano e Zé Roberto, se sobrepunham ao coletivo. O Flamengo de 2011 é uma equipe muito mais competitiva porque tem conjunto, tem pegada, tem espírito coletivo, e óbvio, é imbatível na disputa de pênaltis.
Os números do Flamengo no Rio de Janeiro são impressionantes. Dos últimos 13 campeonatos cariocas, 8 foram conquistados pelo rubro-negro, e os outros cinco ganhos pelo Botafogo (2), Fluminense (2) e Vasco (1). Dos últimos cinco cariocas quatro foram pra Gávea. E com o título de hoje o Flamengo passa a acumular 32 conquistas, duas a mais que o Fluminense. E nunca é demais lembrar, quando o Flamengo começou a disputar o campeonato carioca o Fluminense já tinha oito títulos.
Agora vamos à pergunta que não quer calar. E o Vasco? Bem, sinceramente não tenho muito o que dizer sobre o Vice da Gama. Prefiro parafrasear o goleiro Felipe e afirmar que a perda consecutiva de três pênaltis reflete um misto de “medo”e “respeito excessivo”.  Lembro-me das homéricas disputas entre flamengo e vasco na década de 80, o famoso clássico dos milhões, considerado por muitos do meio futebolístico o maior e mais disputado clássico do futebol brasileiro. Isso acabou. O último título que o Mengão perdeu pro bacalhau foi um campeonato carioca em 1988 (naquele famoso gol de Cocada), há exatos 23 anos. Quem duvidar basta consultar os arquivos do futebol vastamente disponíveis na internet.

Não nos enganemos, contudo, com esse campeonato carioca invicto. Título é sempre bom. Zoar os Viceinos da Gama, os tricoletes de Laranjópolis e os sofridos de General Severiano já faz parte de nosso cotidiano. E tratando-se da “Nação” que o Flamengo representa, ganhar títulos é sempre obrigação. Porém a disputa do carioquinha nunca serviu de laboratório pra competições maiores como Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. O Flamengo precisa de reforços emergenciais. Um zagueiro, um lateral-esquerdo e um centroavante de ofício são fundamentais para tornar a equipe mais competitiva e na briga direta pela Tríplice Coroa. O primeiro já foi conquistado sem muito esforço. Falta a Copa do Brasil, que o mengão sempre chega e o Brasileiro. Vamos pra frente. Parabéns ao Mengão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário