"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





sábado, 14 de maio de 2011

Opinião do Blog: O descaso com a educação na Bahia

Opinião do Blog, por Ubirajara Pimentel.
Beira o absurdo o descaso do governo Wagner com a educação na Bahia. Os professores, funcionários e estudantes das universidades estaduais estão em greve há mais de 30 dias e o governo inerte apenas corta salários e ignora toda a problemática.
Tenho, aqui no blog, emitido sucessivas opiniões favoráveis à condução do governo do PT no Estado da Bahia. Wagner conseguiu resgatar a transparência na gestão pública que há muito não se via, vem implementando mudanças estruturais importantes no Estado, acabou com a dicotomia que existia entre a capital e o interior em termos de investimentos, recrutou um excelente secretário de Saúde, Jorge Solla, e acabou com a política do “chicote” criada pelo carlismo, entre outros feitos dignos de destaque.
Em contrapartida, o atual governo nunca acertou no quesito “EDUCAÇÃO”. No primeiro mandato tivemos a medíocre passagem de Adeum Sauer pela secretaria de educação. Enquanto os estudantes do ensino médio não tinham nem carteiras pra sentar, o secretário dava conferências mundo afora. Terminou sendo exonerado por comprovada incompetência. O tempo passou, veio o segundo mandato e a educação na Bahia só faz involuir. O atual secretário, Osvaldo Barreto, observa incólume a atual greve dos trabalhadores da educação sem nenhum compromisso pra resolver o impasse. A proposta oficial de concessão de aumento salarial aos professores em 2011 e congelamento até 2015 é vergonhosa, assim como o decreto de contingenciamento das verbas pras universidades representa a efetiva quebra da autonomia universitária.
O governador e o secretário de educação tem que compreender que a greve é instrumento legal de luta da classe trabalhadora e o impasse só pode ser equacionado com as partes sentando-se à mesa pra negociar. Esse silêncio sepulcral desgasta o governo e prejudica a todos, sobretudo os estudantes que estão na iminência da efetiva perda de todo o primeiro semestre. Portanto, governador, saia de sua “zona de conforto” e resolva essa contenda. O senhor recebe pra isso.


2 comentários:

  1. É muito importante a opinião que esse articulista do Blog faz analisando a proposta de Governo do Partido dos Trabalhadores, que, a despeito das mudanças evidenciadas nesse Estado da Bahia, ainda não compreenderam que sem conhecimento, o sistema de exclusão montado por aqui ao longos dos anos, dificilmente mudará...
    Joilson Bergher, professor de História.

    ResponderExcluir
  2. Galera,

    A PUC-Campinas está com inscrições abertas para o vestibular de inverno até 21 de junho. Vejam os curso pelo site:

    http://www.puc-campinas.edu.br/vestibulardeinverno2011/cursos.aspx

    ResponderExcluir