"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





sábado, 28 de maio de 2011

Serra: o fim de uma era infame

Recolhido do blog de Nassif.

Termina reunião na casa de FH e Serra não deve ir para o ITV
SÃO PAULO. O ex-governador José Serra (PSDB) tentou até a última hora reverter o quadro que lhe era desfavorável de ocupar a presidência do Instituto Teotônio Villela (ITV), mas não conseguiu, nem mesmo com a ajuda do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. No início da noite de hoje, ao final de uma reunião dos dois no apartamento do ex-presidente na rua Rio de Janeiro, FH disse a Serra que estava muito difícil impedir que o ex-senador tucano Tasso Jereissati fosse o indicado para o cargo ao final da convenção nacional do partido em Brasilia. FH disse a Serra que ele precisava "dar um tempo", permanecendo afastado dos cargos de direção do partido, pois sua derrota na disputa pela presidência da República ainda está muito recente.
- Não é que vamos para a convenção sem acordo, rachados. Acontece que o Serra quis por um chapéu em cada cadeira e acabou ficando sem nenhuma. Primeiro, quis a presidência do partido, mas a bancada dos deputados pediu a recondução de Sergio Guerra ao cargo. Lhe ofereceram a presidência do ITV, mas ele disse que não queria porque era prêmio de consolação. Então, as bancadas na Câmara e Senado (à exceção de Aloyzio Nunes Ferreira), articularam o nome de Tasso Jereissati, o que agora tornou-se irreversível - disse uma fonte, com acesso a FH.
Segundo essa fonte, Serra perdeu o time novamente, porque quando viu que não seria presidente, quis voltar a ser o nome do ITV, mas aí já era tarde. Afinal, o cargo do ITV não é votado na convenção, é uma escolha do novo presidente, que será mesmo Sérgio Guerra.
- O presidente do ITV não é votado na convenção. É escolhido pelo presidente. E Guerra, Aécio, Álvaro Dias, querem Tasso.
Alckmin ficou solidário a Serra, mas não é verdade que está considerando a derrota de Serra como sua pessoal.
- Não é verdade que Alckmin insistiu com Serra e perdeu. Quem está dizendo isso é o Serra. Todos acham que se Serra ganhasse o ITV ele iria transformar o instituto numa máquina para a campanha presidencial de 2014 e ninguém quer mais isso. Ele já foi candidato a presidente duas vezes e agora precisa dar um tempo - disse a fonte.
Serra ainda insistiu com FH para que o jogo seja virado na convenção de hoje.
-Serra, você perdeu a eleição para presidente no ano passado. Se tivesse ganho, o partido estava na tuas mãos - teria dito FH a Serra ontem à noite. Serra está muito isolado no partido hoje, concluiu a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário