"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





segunda-feira, 26 de março de 2012

Políticos tentam trazer a experiência do deputado Euclides para a disputa com Dra. Tânia

Bira Pimentel: a boataria já começou.

COMENTÁRIO,  por Wilson Novaes no Jequié Repórter.

Sem que tenha conseguido frutificar a idéia de um “nome novo e leve”, para ser apresentado [com chances reais de vitória] na disputa majoritária de Jequié em 2012, lideranças partidárias do município tentam reeditar  aliança semelhante a que elegeu o prefeito Luiz Amaral em 2008 e,  o ponto de partida da proposta está sendo trazer a experiência do deputado estadual Euclides Fernandes (PDT), caso ele venha a aceitar a condição de pré-candidato à sucessão local, para um confronto direto com o PP, do deputado federal Roberto Britto, que já tem posta e bem avaliada pelo eleitorado, a pré-candidatura da Dra. Tânia. Estariam juntos no mesmo barco, PDT,PTB,PR,PMDB,DEM,PSD,  possivelmente o PSB e como novo aliado o PT, que na eleição municipal anterior disputou com candidatura própria e  desta vez, estaria   compondo chapa ao lado do PDT,  com Sergio Gameleira, candidato a vice.  Uma das tarefas iniciais  do grupo será a de convencer o vice-prefeito Eduardo Lopes (PSB) [que já está em campanha], a abrir mão do seu projeto de candidatura a prefeito [pela terceira vez consecutiva] missão a ser delegada num primeiro momento ao prefeito Amaral (PMDB).

A possibilidade de  alinhamento desses grupos políticos esteve no auge das conversas em encontro social da família Lomanto, na sexta-feira (23), em Salvador. Na cabeceira  das articulações está o ex-deputado federal Leur Lomanto (PMDB),  o deputado federal Antonio Brito (PTB), o ex-senador César Borges (PR) e o deputado estadual Leur Júnior (PMDB), passando ainda pelo crivo e aval do articulador político do governo estadual,  Rui Costa (PT). A peça chave da engrenagem, deputado Euclides Fernandes, mesmo reconhecendo a força desse assédio não oficializou a sua decisão de que aceita o desafio. Para muitas pessoas ele tem dito  que  seu projeto político continua sendo  o de  concluir sem interrupções o período legislativo que exerce, fortalecendo e ampliando as suas bases políticas regionais. Não nega, contudo, que a pressão lhe tem feito analisar com cuidado o contexto da sucessão municipal. Nessa linha de raciocínio, também, ainda não está totalmente descartada pelo parlamentar pedetista, a possibilidade de uma  aliança com o deputado Roberto Britto, para indicação de  candidato a vice da Dra. Tânia. A expectativa é que pelo menos até o final da primeira quinzena de maio essas articulações ainda se arrastem em meio a fatos novos  com o recheio da boataria que apimenta o contexto político municipal.

Um comentário:

  1. Blog do Bira Pimentel não apenas reflete sobre política, economia, lazer, entre outras coisas. Blog do Bira Pimentel dá aula magna sobre tais assuntos. Blog dos mais fantásticos. Blog mais do que antenado. Saudações ao Blog do Bira Pimentel, apologista do socialismo e crítico do sistema capitalista de produção. Mensagem do Blog do Professor Tim - timraimundo.blogspot.com

    ResponderExcluir