"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Programação do "Natal na Praça" de Vitória da Conquista. Cultura é isso aí.

Por Bira Pimentel.
 
Caros,
 
recebi email de meu amigo Bergher com a programação do "Natal na Praça", evento promovido há vários anos pela prefeitura municipal de Vitória da Conquista. A exemplo de anos anteriores, diversos artistas de expressão nacional estarão presentes, como Lenine, Ivan Lins, Gal Costa, Zélia Duncan entre outros. A realização de eventos dessa extirpe numa época em que a massificação midiática de lixo musical como arrocha, axé e setanejo detonam nossos ouvidos, é digno de reverência. Já discorri, em post anterior, acerca do verdadeiro abismo que separa a produção cultural de Conquista das demais cidades da Bahia, inclusive e, principalmente, da capital. Em parte, essa dicotomia pode ser explicada como fruto de herança, afinal de contas o sudoeste da Bahia é berço de Elomar, Xangai, Camilo de Jesus Lima, Evandro Correia, Guttenberg Vieira, João Omar, Dinho Oliveira, entre outros que agora me falham. Por outro lado, o argumento acima, sozinho, não se sustenta. É imprescindível o fomento público à cultura. Tomemos como exemplo as secretarias de cultura de grande parte dos municípios baianos, com orçamentos irrisórios, secretários sem nenhuma relação com o meio artístico, enfim, prioridade inexistente para a promoção cultural. Ao contrário, o executivo conquistense é incansável no apoio a cultura local, tanto no subsídio aos artistas nativos (patrocinando o lançamento de cd's) quanto na contratação de atividades artísticas das mais variadas, desde o teatro popular até grupos circenses. Essa postura política se reflete diretamente na população, no estímulo ao desenvolvimento de novos músicos, novos poetas, novos atores e atrizes.
 
É impensável, mas me ocorreu agora que se em Itabuna houvesse um Natal na Praça Adami, certamente teríamos uma programação similar à de Conquista com sumidades musicais como Companhia do Caprixo, Trio da Huanda, Amado Batista e não sei quem do arrocha. É mole?
 
Segue abaixo a programação do evento de Vitória da Conquista:

Saudações.


15/12- Lenine e Arthur Moreira Lima
16/12- Gal Costa
17/12- Marina Elali
18/12- Jerry Adriani
19/12- Quinteto Violado
20/12- 14 Bis
21/12- O Teatro Mágico
22/12– Guinga
23/12- Ivan Lins e Zélia Duncan
24/12- Tributo a Dércio Marques (Dani Lasalvia, João Omar e Cao Alves)
25/12- Edson Cordeiro

Um comentário:

  1. Gostei da progrmação espero qq Ano q vem seja ainda melhor...

    ResponderExcluir