"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Sugestão de leitura: "Napoleão - uma biografia política".

Por Bira Pimentel

Caros,
 
O livro de Steven Englund, "Napoleão - Uma biografia política, da Zahar Editora, 630 páginas, é uma contribuição memorável tanto aos estudos napoleônicos quanto ao gênero da biografia propriamente dita. O trabalho é de tal magnitude que foi a primeira biografia de Napoleão escrita por um americano a ser traduzida na França. O autor aborda os aspectos políticos de Bonaparte mais que seus feitos militares ou sua vida pessoal.

De vocabulário rebuscado, porém escrito com elegância e leveza, essa biografia traz à tona o controverso tema da Revolução Francesa antes e depois de Napoleão, permitindo conclusões originais. Um texto que traz um retrato competente a respeito do homem sobre quem, afinal de contas, ainda não se disse a última palavra.
 
Como a atual edição do livro está esgotada na maioria das editoras, os amigos fiquem a vontade para pedir emprestado, tanto esse quanto os outros títulos de minha modesta biblioteca, obviamente com o compromisso da breve devolução.
 
Saudações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário