"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Um convite aos amigos: vamos aprender inglês juntos, como autodidatas.

 
 
Bira Pimentel: se você é como eu, que já entrou e saiu de um punhado de escolas tradicionais de inglês, e o máximo de conhecimeno que adquiriu foi "how are you? I'm fine thanks", eu tenho uma dica e um convite a fazer. Atualmente, com a globalização entrando em nossas casas sem pedir licença, a internet oferece uma gama de opções de sites e blogs direcionados ao ensino de línguas estrangeiras, sobretudo do idioma universal, o inglês. Há alguns meses, muito em virtude da necessidade premente de aprender inglês pro trabalho, tive a curiosidade de pesquisar na grande rede acerca da oferta de ensino de inglês para autodidatas. E, acreditem, tive uma grata surpresa. São diversos sites e blogs que disponibilizam ferramentas, as mais variadas, para auxiliar aqueles que querem aprender. E o mais interessante de tudo: totalmente grátis!
 
As pessoas em geral tem três maneiras de aprender uma língua estrangeira: entrando numa escola tradicional, tipo Fisk, CCAA ou Wise up, contratando um professor particular para ter aulas em casa, ou estudando sozinhos através de livros e conteúdo da Web. Lógico que cada um tem sua preferência e diferentes maneiras de aprendizado. Contudo, nas duas primeiras opções o sujeito paga caro, tem aulas uma ou duas vezes na semana e a tão esperada fluência no idioma, só vem com cinco, seis ou sete anos. Em contrapartida, sendo um autodidata você pode escolher seus horários de estudo, frequência e periodicidade, bastando pra isso, ter um computador e acesso a internet.
 
A essa altura do campeonato, você que está lendo esse texto deve estar pensando: "esse Bira Pimentel deve estar fazendo propaganda de alguma escola nova ou novo método de ensino pago. Nada disso. Em dois meses de estudo em alguns sites e blogs que discorrerei abaixo, já apreendi mais conteúdo que nas três escolas de inglês pelas quais passei. Portanto, o convite citado acima é direcionado aos amigos que por ventura se interessem, para que possamos compartilhar o aprendizado de várias maneiras, seja através do blog, ou através de troca de emails, facebook, etc.
 
Abaixo, listo os principais endereços que acesso para estudar, sendo que o "Learning English BBC" é o principal site e mais completo que encontrei, de modo que o elegi como prioridade de estudo e os demais como apêndice. Decerto existem dezenas de outras opções que não conheço e o blog está a disposição para divulgar outras experiências.
 
1- Learning English BBC;
2- English Experts;
3- Tecla Sap;
4- The english blog;
5- English made in Brasil;
6- Grammar girl;
7- Blog de Ana Scatena;
8- English by Steve Roger;
9- Voxy.
 
Agora é só pesquisar no google, acessar as páginas e começar a estudar. Sugestões e comentários podem ser enviados tanto para meu email (no canto superior direito do blog), como pra seção de comentários do próprio blog.
 
Saudações.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário