"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





domingo, 20 de fevereiro de 2011

Coragem PCdoB!!!!

Por Ubirajara Pimentel.
A um ano e oito meses das eleições para sucessão municipal em Itabuna, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) começa a articular uma candidatura própria à prefeitura grapiúna, se desvencilhando da histórica subserviência aos ditames do deputado Geraldo Simões.
Já não era sem tempo. A situação calamitosa em que se encontra o município de Itabuna tem raízes nas últimas cinco administrações marcadas pela total incompetência político-gerencial de Fernando Gomes e Geraldo Simões. Excluo da lista o projeto de prefeito que ora se encontra no poder. Fosse Itabuna uma terra de homens sérios, o Capitão mulherengo já teria apeado da prefeitura. Azevedo foi uma criação de FG e tem se mostrado muito pior do que as mais pessimistas previsões.
Nesse cenário de desilusão, as velhas raposas políticas ameaçam voltar ao poder. Fernando Gomes já ensaia um quinto mandato. O PT pode ter a malfadada candidatura de Geraldo Simões ou mesmo a imposição de sua mulher, a inexpressiva e marrenta Jussara Feitosa. Os partidos da direita que elegeram deputados estaduais em 2010 também não podem ser esquecidos. Dessa forma, surgem os nomes de Augusto Castro e Gilberto Santana como virtuais prefeituráveis.
Com efeito, no horizonte surge a alternativa do PCdoB. Os cururus já experimentaram mandatos combativos na Câmara de Vereadores de Itabuna, tanto com Davidson e Luiz Sena, quanto com Wenceslau. No entanto, sempre capitularam quando o assunto era a disputa da prefeitura, com sucessivas batidas de continência ao todo-poderoso Geraldo Simões.
Apesar de desconhecer os meandros da disputa interna do PCdoB, creio que, em virtude da expressiva quantidade de votos na eleição para deputado estadual, Wenceslau reúna as melhores condições para, efetivamente, disputar e ganhar a eleição municipal do ano que vem. É um sujeito sério, competente e em sintonia com as emergenciais demandas do povo de Itabuna. Seu nome é leve, transita muito bem na oposição e na situação, tem passado íntegro bem como representa a verdadeira “renovação” que a combalida Itabuna tanto necessita.
Esperemos as cenas do próximo capítulo da política Itabunense. Que os comunistas não capitulem e cedam mais uma vez. Esqueçam essa coisa de “frente de esquerda”, onde GS é sempre o protagonista. Se rebelem. Ousem. O futuro é extremamente promissor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário