"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





terça-feira, 8 de novembro de 2011

Josias: A juventude petista mais forte que nunca.

Por Josias Gomes*
É gratificante observar a juventude participando da política. Afinal de contas, é na atividade política onde é possível promover transformações, ou mesmo, encaminhar soluções a problemas do dia a dia da vida nacional e local. Qualquer partido que se preze e que deseje continuar exercendo o seu papel de agente transformador da realidade não pode deixar de estimular a organização interna da juventude. Os jovens representam o sopro permanente da atualização dialética do partido frente à realidade na qual ele (o partido) se inscreve.
Neste sábado, 05, participei, ao lado de companheiros como o ex-ministro José Dirceu, o deputado federal Zezéu Ribeiro, e o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, de um dos momentos do II Congresso Estadual da Juventude do PT da Bahia, que termina neste domingo, 06, na cidade de Camaçari. Pelo número de militantes (o mais expressivo do país) e pelo grau de entusiasmo dos jovens petistas no evento, saímos, todos, com a certeza de que o PT baiano não apenas tem passado e presente, mas, também, muito futuro.
 
Significativo foi constatar o carinho e o respeito que a juventude petista da Bahia dedica as suas lideranças locais e nacionais, durante a nossa passagem. Nós fomos ouvidos e reconhecidos pelos jovens. Os aplausos sempre vinham em decorrência da defesa de pontos considerados pela platéia como importantes para a Bahia e para o Brasil. Neste particular, foi notável ver que o companheiro José Dirceu continua com a mesma capacidade em se comunicar com os jovens, o que tão bem ele fazia na década de 60, quando se constituiu num dos mais importantes líderes estudantis da história recente do país.
Os recados repassados por José Dirceu à juventude obedeceram às preocupações do partido para com os seus mais novos militantes. Ele chamou a atenção dos jovens para o momento que o país está vivendo, tanto no campo político, quanto no econômico e no social. Reafirmou sua confiança no futuro do Brasil e no papel de destaque atual e, ainda, a ser desempenhado pelo PT nesse processo. Conclamou seus atentos ouvintes a se empenharem nos estudos, mostrando a importância do conhecimento para o processo de construção desse futuro que se almeja grandioso para os brasileiros. Acabou seu discurso debaixo de uma emocionante ovação, revelando que os jovens petistas baianos haviam compreendido as mensagens.
Deixei o Congresso da Juventude Petista da Bahia convicto que nosso partido está cada vez mais jovem. Os estudantes compreendem bem a importância exercida pelo PT no processo de transformações que vêm sendo empreendidas pelos governos de Lula e Dilma, no país, e Jaques Wagner, na Bahia. Sai de Camaçari, portanto, com a certeza de que há jovens efetivamente empenhados em estudar o Brasil, em participar da sua vida política, em fazer deste país uma Nação feliz, onde as desigualdades gritantes que persistem desde os tempos de Colônia serão, num futuro que espero próximo, apenas tristes lembranças do nosso passado.
*Josias Gomes é deputado federal pelo PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário