"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ilhéus: um novo tempo se avizinha

Opinião do Blog, por Bira Pimentel.
O Partido dos Trabalhadores oficializou, no dia de ontem, a sua entrada na administração política de Ilhéus, bem como anunciou oficialmente a filiação do prefeito Newton Lima aos quadros do partido. Depois de exaustivas rodadas de negociação interna, o PT chegou a um consenso e assumiu cinco secretarias no município, a saber:  Saúde (Alexandre Simões), Ação Social e Trabalho(Ari Silva Santos), Governo (Alysson Mendonça), Desenvolvimento Urbano (Gerson Marques) e Interior (Murilo Marques).
Parafraseando o deputado Josias Gomes, esse fato representa uma grande vitória para o PT não só em Ilhéus, como também na Bahia. Pela primeira vez na história do município o Partido dos Trabalhadores assume o comando do executivo e, definitivamente, tem todas as ferramentas para inaugurar um novo ciclo de mudanças na cidade. Os desafios são inúmeros, haja vista que Ilhéus é extremamente difícil de administrar em função de suas peculiaridades sócio-econômicas e geográficas. Todavia a sensibilidade demonstrada pelo Governador Wagner em destinar maiores recursos, como também a inequívoca competência daqueles que foram empossados como secretários municipais, acende uma esperança de melhores dias para o povo ilheense.
Uma administração pública bem-sucedida é aquela que não “inventa”. O segredo do gestor inteligente é gerir com seriedade os recursos públicos, ter austeridade na escolha de seu staff e, principalmente, ter sensibilidade para analisar e atender as demandas daqueles mais necessitados. Dessa simples fórmula decorreu o tremendo sucesso dos oito anos do governo Lula, o olhar direcionado para os que mais precisam.
No plano sucessório de 2012, esse revertério político em Ilhéus tem potencial pra inverter a ordem dos favoritos ao Palácio Paranaguá. O fato é que o PT tem pouco tempo pra mostrar serviço e declinar a forte rejeição atual do prefeito Newton Lima. A ordem do dia é passar sebo de carneiro nas canelas e correr atrás do prejuízo. Independentemente dos desdobramentos políticos daqui pra frente, essa nova configuração engrandece o PT, e sobretudo fortalece o nome de Josias pro futuro próximo.
Reitero meus votos de sucesso aos companheiros do Partido dos Trabalhadores de Ilhéus, ao tempo em que afirmo que estaremos sempre de olho apurado para elogiar os acertos e criticar de forma contundente os erros que por ventura vierem a ocorrer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário