"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Presidente do PT garante que nome do pré-candidato será definido até o final do ano


Marcelo Aguiar - Presidente do PT de Jequié

Recolhido do Jequié Reporter. 
 “O PT não realizará prévias partidárias e um nome de consenso para disputar as eleições do próximo ano pela legenda será anunciado até o próximo mês de dezembro”. A garantia está sendo passada pelo presidente municipal do partido, Marcelo Aguiar, com base no que, segundo ele, ficou estabelecido no encontro municipal realizado sábado (29). Aguiar admitiu que o PT possui três pré candidaturas a prefeito postas  – Isaac Cunha, Paulo Souza e Sérgio Gameleira, mas, assegurou que de maneira bastante democrática será definido entre estes, um nome para disputar a sucessão municipal. O presidente petista descartou a existência de divergências internas a partir dessas pré candidaturas e, também garantiu que o nome que for escolhido terá o apoio dos outros dois contendores. Ele antecipou que essa escolha não será fundamentada em pesquisas de opinião. Marcelo Aguiar disse que tão logo esteja definido o nome do candidato do PT, será deflagrado o diálogo com os demais partidos que integram a aliança governista em nível estadual e nacional, “quando deveremos estar apresentando um novo projeto de governo que pretendemos implantar em Jequié a partir de 2013”. Perguntado se o PT aceitaria nesses entendimentos com outros partidos compor uma chapa majoritária com a indicação do vice-prefeito, Aguiar se reportou à representação política atual, ao fato de ter dois vereadores no município e também a quantidade de votos obtida nas últimas eleições, para afirmar que “o PT reúne todas condições necessárias para encabeçar uma chapa com o candidato a Prefeito de Jequié.”

FHC tem vergonha de seus próprios eleitores

FHC deseja melhoras a Lula e critica pedido por tratamento no SUS


Ex-presidente diz que Lula, de "grandes feitos", merece toda a solidariedade. Para tucano, quem fala para petista ir para o SUS tem "recalque"

Recolhido do blog de André Lux.


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso condenou hoje as manifestações de internautas nas redes sociais sugerindo que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fizesse seu tratamento contra o câncer em hospitais públicos. Após palestra do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, Fernando Henrique classificou os comentários na internet de "recalque". "Acho que isso é uma espécie de recalque, eu não endosso isso", disse. "É um equívoco. Não tenho visto (as manifestações), mas acho um equívoco. Vida humana, saúde, não, que é isso!", emendou.

O tucano afirmou que ainda não entrou em contato com Lula, respeitando o tratamento iniciado pelo petista hoje, mas que pretende procurá-lo assim que Lula estiver disponível para conversar. Ainda em relação aos comentários na internet, Fernando Henrique afirmou que a questão da saúde no País não deve ser relacionada ao tratamento específico feito por Lula neste momento. "O presidente será tratado (no Hospital Sírio-Libanês) como qualquer pessoa que pode ser atendida lá. Se todos pudessem ter o mesmo tratamento, seria o melhor. Mas não é o momento para isso (para polêmica)", afirmou.

O que é ser um filho da puta???



Do Blog O Cachete.

É Assim!

O mundo já está cheio deles e sempre aparece mais um... 7 Bilhões de pessoas no mundo e esse filho da puta tinha que nascer no Brasil??? Isso é que é azar...

Aninha Zortea: “Como esse moço quer chegar algum dia ao poder?”

 Recolhido do Viomundo de Azenha

Ana Giulia Zortea, 11 anos:  “O presidente Lula é muito mais forte do que esta gentinha que só quer um pouco de visibilidade”.

por Conceição Lemes
Em 31 de março de 2010, nós postamos no Viomundo a carta aberta do ex-deputado José Carlos Aleluia à Universidade de Coimbra contra a concessão do título de doutor honoris causa ao ex-presidente Lula. Demonstração inequívoca de mesquinhez, dor-de-cotovelo, inveja.  Preconceito de classe explícito.
Recebeu repúdio quase unânime dos leitores do Viomundo. Entre eles, o de Ana Giulia Zortea, que dizia ter 10 anos de idade, desancando Alelulia: “Não foi nada legal o que ele falou do Lula”.
Tudo isso dito por uma menina de 10 anos!? Como teria vindo parar no Viomundo?! Quem sugeriu?! O que estava fazendo por aqui?!  Foram questões que me vieram à cabeça nos segundos em que li e aprovei o comentário de Ana Giulia Zortea.  Eu e muitos leitores ficamos embasbacados. Babando, mesmo!
Acompanhavam o seu login duas informações apenas visíveis para nós: e-mail pessoal e o link de um blog  chamado Meu Pai Morreu no Vôo 477, e Agora?!!?.
Imediatamente acessei. O blog é da própria Ana Giulia. Seu pai, Luigi Zortea, é uma das 228 vítimas do vôo AF 447, da Air France, que, em 31 de maio de 2009, caiu no oceano Atlântico quando fazia o trajeto Rio-Paris. Morava na Itália, era prefeito da cidade de Canal San Bovo.
Vi a carinha dela, li seu perfil, os textos publicados.
Mandei-lhe um e-mail, contando do nosso encantamento. Ainda brinquei: Tem certeza de que você tem 10 anos!? Não é um 1º de abril (a carta do Aleluia foi postada no dia 31 de março)!?
A resposta, toda carinhosa, veio bem-humorada: Pelo menos até maio terei 10 anos (rsrs). Ela faz aniversário no dia 4 de maio.

A saída digna de Orlando Silva

Recolhido do blog do Nassif.
Durante vários dias, Orlando Siva recebeu não apenas críticas políticas mas um ignominioso assassinato moral, de uma mídia que não tem a menor consideração pela honra alheia. Foi taxado de desonesto, de ter levado dinheiro, por jornalistas sem nenhum escrúpulo.
Mais uma prova de que a luta política, no país, é selvagem. Não há regras, compostura, princípios. E esse exemplo vem de onde deveria haver maior responsabilidade: da mídia de massa.
"Eu sou inocente", diz Orlando Silva na posse de Aldo Rebelo - 31/10/2011 - UOL Notícias - Política
"Eu sou inocente", diz Orlando Silva na posse de Aldo Rebelo
Camila Campanerut
Do UOL Notícias
Em Brasília

O ex-ministro do Esporte Orlando Silva (PCdoB-SP) elogiou nesta segunda-feira (31), durante a cerimônia de posse de Aldo Rebelo (PCdoB-SP), a presidente Dilma Rousseff e agradeceu a confiança dela em sua gestão. Silva também homenageou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi diagnosticado com câncer de laringe nesse fim de semana.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Emir Sader: "O governo tem sido pautado pela mídia"

Por Emir Sader, recolhido do Viomundo.

Desde a crise de Palocci, ao longo de seis meses, o governo tem sido pautado pela mídia. Dá para fazer a periodização do governo, conforme os casos na berlinda pelas denúncias da mídia.
Agora correspondeu a Orlando Silva. O roteiro é mais ou menos o mesmo, as acusações podem aparentar ter mais ou menos credibilidade, mas o ímpeto e a reiteração são os mesmos, ate’ derrubar o ministro. O método tem se mostrado infalível.
A decisão de substituição de Orlando Silva estava tomada pelo governo na semana passada, não porque desse fé às acusações, mas porque acreditava que ele estava enfraquecido para ser uma peça fundamental na parada dura que o governo encara com o envio do projeto de lei sobre a Copa do Mundo ao Congresso.
O esquema que foi aventado de uma troca que envolvia outro ministério (Cultura) era real, terminou não funcionando porque a pessoa (Pelé) sondada para substituir Orlando no ministério não aceitou e a questão voltou para o ponto de partida.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ilhéus: um novo tempo se avizinha

Opinião do Blog, por Bira Pimentel.
O Partido dos Trabalhadores oficializou, no dia de ontem, a sua entrada na administração política de Ilhéus, bem como anunciou oficialmente a filiação do prefeito Newton Lima aos quadros do partido. Depois de exaustivas rodadas de negociação interna, o PT chegou a um consenso e assumiu cinco secretarias no município, a saber:  Saúde (Alexandre Simões), Ação Social e Trabalho(Ari Silva Santos), Governo (Alysson Mendonça), Desenvolvimento Urbano (Gerson Marques) e Interior (Murilo Marques).
Parafraseando o deputado Josias Gomes, esse fato representa uma grande vitória para o PT não só em Ilhéus, como também na Bahia. Pela primeira vez na história do município o Partido dos Trabalhadores assume o comando do executivo e, definitivamente, tem todas as ferramentas para inaugurar um novo ciclo de mudanças na cidade. Os desafios são inúmeros, haja vista que Ilhéus é extremamente difícil de administrar em função de suas peculiaridades sócio-econômicas e geográficas. Todavia a sensibilidade demonstrada pelo Governador Wagner em destinar maiores recursos, como também a inequívoca competência daqueles que foram empossados como secretários municipais, acende uma esperança de melhores dias para o povo ilheense.
Uma administração pública bem-sucedida é aquela que não “inventa”. O segredo do gestor inteligente é gerir com seriedade os recursos públicos, ter austeridade na escolha de seu staff e, principalmente, ter sensibilidade para analisar e atender as demandas daqueles mais necessitados. Dessa simples fórmula decorreu o tremendo sucesso dos oito anos do governo Lula, o olhar direcionado para os que mais precisam.
No plano sucessório de 2012, esse revertério político em Ilhéus tem potencial pra inverter a ordem dos favoritos ao Palácio Paranaguá. O fato é que o PT tem pouco tempo pra mostrar serviço e declinar a forte rejeição atual do prefeito Newton Lima. A ordem do dia é passar sebo de carneiro nas canelas e correr atrás do prejuízo. Independentemente dos desdobramentos políticos daqui pra frente, essa nova configuração engrandece o PT, e sobretudo fortalece o nome de Josias pro futuro próximo.
Reitero meus votos de sucesso aos companheiros do Partido dos Trabalhadores de Ilhéus, ao tempo em que afirmo que estaremos sempre de olho apurado para elogiar os acertos e criticar de forma contundente os erros que por ventura vierem a ocorrer.


O novo Maracanã

A casa do Mengão vai ficar porreta! A maior torcida do mundo vai se deleitar em seu novo palco. Que venham títulos e mais títulos a partir de 2014.

Seleção: interesses e declínio

Recolhido do Escrevinhador de Rodrigo Vianna.
Por Irlan Simões, no Outras Palavras
Em setembro de 2011 a seleção brasileira de futebol parou no 7º lugar do ranking da FIFA, a pior colocação desde 1993, quando se iniciou o ranqueamento das seleções1. Acostumado com a alcunha de “país do futebol”, o torcedor brasileiro pode achar que se trata de um momento passageiro, ou um caso de desacertos nos critérios. No entanto não faltam motivos para posição tão baixa.
O primeiro grande fator é o nível de jogos que têm sido disputados pelo time brasileiro. A FIFA usa, como critério de pontuação, uma nota proporcional à colocação do adversário no ranking. Esse número, multiplicado pelos pontos da vitória ou empate, e o continente ao qual pertence o adversário, dirá quantos pontos cada jogo vale.
Em 2006, o Brasil ocupou pela última vez o topo do ranking. De lá para cá, foram disputadas 83 partidas, entre amistosos e competições oficiais. Em apenas 18 delas a seleção enfrentou equipes que teoricamente disputariam as primeiras colocações do ranking mundial. Dessas partidas, o Brasil venceu 8, empatou 5 e perdeu 5. Três vitórias foram em jogos contra a Argentina, que tem surpreendido pela sua incapacidade de vencer o maior rival. Além de uma vitória na Copa das Confederações contra uma desinteressada Itália.

Josias Gomes: Ilhéus rumo a vitória em 2012

Josias Gomes | josias.gomes@camara.gov.br
O PT chegou ao poder no município. Isto coroa uma luta que o partido vem travando, ao longo de sua história, em Ilhéus, e na Bahia
Nesta segunda-feira, 24,  o PT de Ilhéus tem um motivo a mais para festejar: o partido consagra a incorporação recente do prefeito Newton Lima aos quadros da legenda. Na mesma oportunidade, novos petistas assumem a condição de secretários da administração. Sem qualquer sombra de dúvida um momento de grande reflexão para os que militam na legenda, no município e na região.
Importante citar na seqüência, os nomes dos companheiros e respectivos cargos que eles assumirão no governo municipal ilheense. Alexandre Simões representará o partido na Secretaria de Saúde; Ari Silva Santos fará o mesmo na Secretaria de Ação Social e Trabalho; Alysson Mendonça, idem, na Secretaria de Governo; Gerson Marques, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano; e, enfim, Murilo Matos, na Secretaria do Interior.
É, portanto, muito grande a responsabilidade do partido, ora em diante. Fica evidente que houve uma mudança qualitativa da maior relevância na administração pública de Ilhéus, mudança esta que deve ser defendida com elevado grau de entusiasmo pelos militantes do partido no município. Afinal de contas, quanto maior o envolvimento de todos, mais transformações positivas serão observadas pelos ilheenses, a partir do governo municipal.

Brumado: A força da mulher

Enviado por Joilson Bergher.

A ESQUERDA PRECISA ADMINISTRAR BRUMADO
COM O PODER DA MULHER.
Todos sabem que a luta clássica da esquerda sempre foi a do trabalho contra o capital. E que o socialismo estatista ruiu porque não reconheceu todas as reivindicações da sociedade. Hoje, um novo modelo de socialismo deve se pautar não só na propriedade social dos meios de produção, na liberdade e na democracia, como também na igualdade de gênero, no combate ao racismo, no reconhecimento das relações homo-afetivas e no respeito ao meio ambiente.
Assim, indo para o contexto local, é preciso reunir no perfil de uma única candidatura todas as reivindicações sociais que podem revigorar o discurso da esquerda, rumo à construção de um novo modelo de socialismo.
 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

De volta ao Brasil e ao batente

Caros amigos, desculpem a ausência. Fiquei 9 dias fora do Brasil e fora de órbita, ou seja incomunicável! Passado esse tempo pude constatar a velocidade das informações no mundo globalizado. A caixa de entrada de emails tá de dar medo de tão carregada. O facebook da mesma forma. Ou seja, aderiu à tecnologia da informação, te vira cabra!!

Irei me atualizar e em breve publicarei algumas matérias.

Abraço a todos.

domingo, 16 de outubro de 2011

Blogueiro na estrada

Galera, estarei ausente nos próximos oito dias. Terei um compromisso de trabalho fora do Brasil e retorno dia 23/10. Como não levarei o laptop, certamente não vou conseguir atualizar o blog. Nos veremos em breve, se Deus quiser.

Jorge de todos os Brasis

Por Emir Sader, no blog do Emir.

O filme não poderia ser mais brasileiro. Nos cenários, nas cores, no ritmo, na sensualidade, nos personagens. E na obra do mais popular e o mais brasileiro dos nossos escritores – Jorge Amado.

Capitães de Areia é dos romances de Jorge Amado que alimentou o imaginário de muitas gerações. O cinema brasleiro não tem valorizado devidamente a nossa literatura. E quando valoriza – como no excelente Quincas Berro d’ Agua e neste Capitães de Areia – tem que enfrentar a velha mídia, que odeia o Brasil, odeia a nossa literatura popular, odeia a Bahia, odeia tudo o que e’ nosso.

O filme é delicioso, bom de ver, cheio de malemolência, com musicas de Carlinhos Brown, boa direção, grandes atores, locais, com caras de gente, como poderíamos imaginar que fossem os personagens da novela.

O Mengão colou na ponta!!


Bira Pimentel: Joguinho fraco esse Ceará e Flamengo de hoje a noite. Os 3 pontos foram fundamentais pro flamengo colar nos líderes e amanhã secar Vasco, Corinthians, São Paulo, Botafogo e Fluminense. Admito que é muito adversário pra torcer contra, mas o certame está totalmente indefinido e o campeão vai sair desses cinco times acima citados, além do mengão, claro. Há muitos anos o Brasileirão não nos brindava com tamanho equilíbrio e competitividade como em 2011. Como tenho dito, só quero que o flamengo chegue ao dia 04 de dezembro, data da última rodada, na vice-liderança do campeonato e com dois pontos atrás do Vasco. Se essa previsão se confirmar seremos campeões de 2011.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Do espetacular álbum "Sete Sinais": Almir Sater



Artigo do professor Joilson Bergher

Eleições 2012 – O prefeito de Brumado joga toda a oposição (?)  contra si

*Joilson Bergher

Sábado, 15 de outubro, 2011, fui convidado a apreciar a Conferência Municipal do PcdoB de Brumado. Até aí, nada de mais. Lá encontrei alguns bons amigos, principalmente no campo da política. Era uma plateia de militantes aparentemente comunistas, sem terra, estudantes, professores, servidores do Estado e do município, pessoas comuns da cidade e de cidades vizinhas...e políticos de todas as cores. É a  política no Brasil que tem se notabilizado por uma mistura de idealismo e aventuras eleitoral que até mesmo o mais incrédulo do cidadão acabaria por não acreditar exatamente o que se vive e se faz dessa mesma política. Veja: não consigo deixar de pensar no PT/governo de hoje com o PT/oposição de ontem, da minha adolescência, do meu tempo de esquerdista. É, crianças, já fui bem mais idiota do que sou hoje. Me lembro, por exemplo, do discurso, não só do PT, mas de outras coisas também chamadas esquerdistas, como o MDB, que era o PMDB despiorado, de Tancredo, Teotônio e Ulysses, em que se dizia que o Estado era muito intrometido na vida do cidadão, que não cabia a ele, o Estado, decidir os gostos e vontades do homem, que só cabia a ele dar condições para que o sujeito sob sua tutela, decidisse os rumos a tomar.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

9 minutos de sabedoria - Fernanda Montenegro é demais!

Para Ivete, “Dragões da Inconfidência”; para os professores mineiros, tropa de choque

por Conceição Lemes, recolhido do Viomundo.
Ivete Sangalo receberá em 20 de outubro o título de Cidadã Honorária do Estado de Minas Gerais. A homenagem era para ter sido em julho, mas foi suspensa devido à greve dos professores da rede pública mineira.
O site da cantora informa:
Ivete Sangalo passará em revista a Guarda de Honra da PM, os famosos Dragões da Inconfidência, depois Ivete passará no tapete vermelho rumo a sala da Presidência da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
Ou seja, Ivete terá honras de chefe de Estado. O agrupamento  “Dragões da Inconfidência” é a guarda de honra do governador! O próprio Antonio Anastasia entregará o Título no plenário da Assembleia Legislativa de Minas. Juntos estarão o vice-governador Alberto Pinto Coelho, o presidente da ALMG Dinis Pinheiro e o deputado Bruno Siqueira, autor do projeto que concedeu o Título.
Bruno Siqueira é o deputado mais tucano do PMDB.  Tanto que Bruno  é hostilizado até pelo diretório do PMDB de Juiz de Fora, por sua excessiva aproximação com os tucanos.
Filho de Marcelo Siqueira, um forte aliado do senador Aécio Neves (PSDB), em Juiz de Fora, Bruno foi um dos deputados pemedebistas que defenderam o fim do Bloco Minas Sem Censura, por pressão do vice-governador Alberto Pinto Coelho.
O PMDB então saiu formalmente do Bloco, que se transformou em Movimento Minas Sem Censura, mas o Diretorio Estadual do partido determinou que a bancada do PMDB se mantivesse na oposição ao Anastasia.
Só rindo para não chorar.  Para os professores mineiros,tropa de choque, espiões, gás lacrimogêneo, cassetetes e balas de borracha. Já para a Ivete, uma das musas do “Cansei”, a guarda de honra do governador e tapete vermelho.
“A cerimônia de entrega do Título de Cidadã Honoraria do Estado de Minas Gerais a Ivete Sangalo, será uma das mais bonitas da história de Minas, com todo um protocolo oficial do Governo e ALMG (Assembléia Legislativa de Minas Gerais).

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Artigo: O Partido dos Trabalhadores e a Unidade como ponto de partida

*Joilson Bergher

Será a unidade partidária um problema relevante no mundo político? Em outras palavras, as divergências internas de um partido, acompanhadas da possibilidade de cisão inerente a situações de desacordo, produzem efeitos importantes nos processos políticos? No caso específico de Jequié, me alegra o nosso companheiro Marcelo Aguiar, presidente do Partido dos Trabalhadores, o não menos companheiro de caminhada e ex-Deputado Estadual, Isaac Cunha do Nascimento, o militante Paulo Souza e o ex-candidato a Deputado Federal, Sérgio Gameleira, objetivando uma maior aproximação com as bases e fortalecer a unidade, o Partido dos Trabalhadores de Jequié, tem dado sinais de maturidade política, inclusive com  participação de seus filiados, militantes, simpatizantes par dar conta dos desafios que estão colocados, e, que certamente não serão fáceis. Um dos pontos fundamental que o PT tem debatido é sobre aquilo que eu chamo de  “Pacto de Geração”, como forma de renovação de lideranças políticas. A unidade é primordial para o futuro. O PT tem dialogado bastante com os partidos historicamente ligados ao campo da esquerda, e, sobretudo com os  que compõem o espectro de alianças do arco do governo federal e estadual, buscando o entendimento e o melhor para o Projeto. Nosso projeto político e de desenvolvimento para todos e de inclusão social em seus diversos campos  deve ser o ponto inicial dos debates. Não podemos perder de vista que o Partido dos Trabalhadores se notabiliza por ser de  tipo inclusivo-competitivo, e, que apresenta alta inclusão dos filiados no processo decisório interno e alta institucionalização da competição pelos postos de direção partidária. Portanto, é o que realiza substancialmente as duas dimensões de democracia interna, conformando uma arena tanto ampliada quanto competitiva. É curioso notar que o funcionamento de um partido assim estruturado se assemelha em certa medida ao da democracia global: líderes de tendências competem entre si pelos votos livres dos filiados, apresentando suas convicções ideológicas e propostas de condução partidária. Partidos deste tipo também sustentam uma ampla liberdade de criação de novas tendências, e em geral possuem métodos de representação proporcional  no que concerne à eleição da direções partidárias.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

The Originals: O melhor da Jovem Guarda

Bira Pimentel: esses caras estavam ontem no programa "Bem Amigos" do Sportv e foi bem bacana. O melhor da Jovem Guarda.

Itabuna: A cidade do medo!

Bira Pimentel: oito viaturas e 120 policiais ainda é pouco para um município dominado pelo medo. A população de Itabuna vive acuada e com medo de sair às ruas à noite. O tráfico de drogas impera em diversos bairros da cidade e mata-se por motivo fútil diariamente. Governador Wagner, o povo de Itabuna pede socorro!
Do Bahia Notícias.
O município de Itabuna deverá receber nos próximos dias oito viaturas da Polícia Militar e, até o final de outubro, mais 120 homens reforçarão o efetivo policial da cidade do sul baiano. A informação foi confirmada nesta terça-feira (4) pelo comandante geral da PM, coronel Alfredo Castro, ao deputado estadual Augusto Castro (PSDB), em audiência realizada na sede da Corporação. O parlamentar, que discutiu soluções para o aumento dos índices de violência na região, afirmou que saiu do encontro "mais tranquilo". “Como o secretário (estadual da Segurança Pública) Maurício Barbosa já garantiu que as delegacias e o Departamento de Polícia Técnica serão reformados, e que o município ganhará uma Base Comunitária de Segurança, a população de Itabuna poderá viver com mais tranquilidade”, disse.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Fla-Flu: esse clássico promete!

Bira Pimentel: com os resultados desse final de semana, Flamengo e Fluminense entraram novamente na briga pelo título do brasileirão 2011. Seis pontos separam o líder Vasco do sexto colocado Flamengo, e ainda restam 11 rodadas. Creio que o vencedor do Fla-Flu de domingo próximo no "Vazião", ganha força e parte com moral pras rodadas finais. Vale destacar a imbecilidade da CBF que marca os amistosos caça-níqueis da seleção e desfalca os clubes na sequência do brasileiro. Não me refiro ao desfalque de Fred, que é mais um no versátil elenco tricolor, mas sim à ausência de Ronaldinho Gaúcho que carrega o Flamengo nas costas. O Flamengo virá desfalcado de Willians e Aírton, além de R10, para a partida de domingo, porém clássico é clássico em matéria de fla-flu nunca existiu favorito.

Lula em Paris: mais um título pro metalúrgico, e a imprensa golpista em polvorosa!

- por Ricardo Kotscho, Portal R7

“Por que Lula e não Fernando Henrique Cardoso, seu antecessor, para receber uma homenagem da instituição?”

Começa assim, acreditem, com esta pergunta indecorosa, a entrevista de Deborah Berlinck, correspondente de O Globo em Paris, com Richard Descoings, diretor do Instituto de Estudos Políticos de Paris, o Sciences Po, que entregou o título de doutor honoris causa ao ex-presidente Lula, na tarde de terça-feira, dia 27.

Resposta de Descoings:

“O antigo presidente merecia e, como universitário, era considerado um grande acadêmico [...] O presidente Lula fez uma carreira política de alto nível, que mudou muito o país e, radicalmente, mudou a imagem do Brasil no mundo. O Brasil se tornou uma potência emergente sob Lula, e ele não tem estudo superior. Isso nos pareceu totalmente em linha com nossa política atual no Sciences Po, a de que o mérito pessoal não deve vir somente do diploma universitário. Na França, temos uma sociedade de castas. E o que distingue a casta é o diploma. O presidente Lula demonstrou que é possível ser um bom presidente, sem passar pela universidade.”

A entrevista completa de Berlinck com Descoings foi publicada no portal de O Globo às 22:56 do dia 22 de setembro. Mas a história completa do vexame que a imprensa nativa sabuja deu estes dias, inconformada por Lula ter sido o primeiro latino-americano a receber este título, que só foi outorgado a 16 personalidades mundiais em 140 anos de história da instituição, foi contada por um jornalista argentino, Martín Granovsky, no jornal Pagina/12.

Tomei emprestada de Mino Carta a expressão imprensa sabuja porque é a que melhor qualifica o que aconteceu na cobertura do sétimo e mais importante título de doutor honoris causa que Lula recebeu este ano. Sabujo, segundo as definições encontradas no Dicionário Informal, significa servil, bajulador, adulador, baba-ovo, lambe-cu, lambe-botas, capacho.

Cuidado...

Do blog de André Lux.

Jequié: Segura o PT que eu quero ver!!

Paulo Souza, Marcelo Aguiar, Isaac Cunha e Sérgio da Gameleira'.
Bira Pimentel: esse é o grande desafio do Partido dos Trabalhadores em Jequié para o futuro próximo: "unidade". E a foto ao lado é prova inequívoca de que a direção petista, capitaneada por Marcelo Aguiar, busca de forma habilidosa, aparar as arestas entre suas principais lideranças e partir forte e com chances claras para ganhar as eleições municipais do ano que vem. Conheço muito bem esse grupo para afirmar que, juntos, serão imbatíveis. Boa sorte aos companheiros jequieenses.

Do Blog de Ari Moura.

Quem estava pensando que o Partido dos Trabalhadores-PT em Jequié estaria dividido em virtude do lançamento de pré candidaturas: Isaac Cunha, Sergio da Gameleira e Paulo Souza. Se enganou redondamente este blog flagrou no sábado (01.10.) pela manhã uma reunião entre os três pré candidatos a prefeito de Jequié em um edifício comercial da cidade onde estava também o presidente do Diretório Municipal Marcelo Aguiar e outros dirigentes petistas. Enquanto acontecia uma solenidade no prédio da Prefeitura de Jequié onde a imprensa poderia estar, nos flagramos esta reunião que deve ter servido para “ajustes” entre os prováveis candidatos na busca de um nome que venha somar e ter chances de ganhar as eleições de 2012. Tendo já o Governo Federal e Estadual nas mãos resta então somente o município de Jequié.

Newton Lima filia-se ao PT

Bira Pimentel: A notícia do final de semana na região cacaueira foi a filiação do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, ao Partido dos Trabalhadores. Estive navegando pelos principais veículos de comunicação do Estado e ainda não há confirmação oficial, todavia fontes do PT confirmam a informação. Daí podemos abstrair algumas conjecturas:

1) A administração de Newton Lima bate recorde de rejeição em Ilhéus com um secretariado incompetente e pouco comprometido com as demandas da população de Ilhéus. O próprio prefeito deixa transparecer que conta os segundos para o fim de seu pífio mandato.

2) O prefeito tem um Vice que é mais adversário do que aliado, vide as exonerações que Marão promoveu recentemente, quando do afastamento de Newton por problemas de saúde e que foram prontamente revogadas no retorno do prefeito.

3) O prefeito não pode concorrer à reeleição como também não tinha nomes pra apoiar numa suposta candidatura do PSB ao Palácio Paranaguá.

4) O PT e seus sucessivos equívocos na política ilheense se via em meio a disputas internas, e até então havia tudo menos unidade quando o assunto era sucessão em Ilhéus, de modo que o ingresso do partido de "cabeça" na prefeitura pode trazer frutos pro futuro.

5) A pergunta que não quer calar é: e agora quem será o nome do PT, e por conseguinte, o nome de Newton Lima para a prefeitura de Ilhéus em 2012? Josias? Alisson? Carmelita?

Aguardemos cenas dos próximos capítulos. Uma coisa é certa, Jabes Ribeiro deve estar com uma terrível insônia nos últimos dias.

Pra lembrar dos tempos de UESC - "Não vou sair" - Celso Viáfora