"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Jequié: Presidente municipal do PT não acredita em prévias na legenda

Leiam matéria do Jequié Reporter. Comento em seguida.
O debate sobre a sucessão municipal já movimenta os partidos em Jequié. No PT, legenda com grande força política na cidade, já há três pré-candidatos a prefeito, Sérgio da Gameleira, Isaac Cunha e Paulo Souza.
Segundo o presidente do PT de Jequié, Marcelo Aguiar, apesar de haver vários pretendentes, o partido deverá chegar a consenso até o final do ano para evitar a prévia interna. Ele fez esta declaração no programa Jequié Urgente, da 93 FM, na manhã desta segunda (1). Marcelo afirmou, também, que no momento Sérgio está em melhores condições na pesquisa, mas tudo será decidido num debate democrático. Quantos às alianças, o PT buscará fechar alianças com os partidos que integram a base do governo estadual, como o PDT e PC do B, informou o dirigente.

Bira Pimentel: pela repercussão do Jequié Reporter e do Gicult, os pré-candidatos do PT à sucessão municipal do ano que vem estão dando o que falar. Como já mencionei em postagem anterior, sucessão municipal em Jequié nunca foi fácil. As forças anacrônicas da direita são extremamente fortes e traiçoeiras. Quando pensamos que prefeitos e ex-prefeitos estão mortos politicamente, eles se rearticulam e ganham sucessivas eleições. Em contrapartida, o povo de Jequié nunca esteve tão insatisfeito e ávido por mudanças como agora. Luiz Amaral faz uma administração desastrosa, recordista de rejeição e dessa forma abre-se uma perspectiva sui generis para o "novo". O Partido dos trabalhadores tem tudo pra ser o grande protagonista do processo sucessório de 2012 e, pela primeira vez na história de Jequié, eleger o prefeito municipal. Pra que seja bem sucedido, no entanto, é preciso parcimônia, inteligência política e diplomacia para transitar e conversar com todos os partidos da base aliada do Governo Wagner. Penso que essa questão de pré-candidaturas e possibilidade de prévias internas são irrelevantes nesse momento, haja vista que os dirigentes do PT que lá estão, sobretudo Marcelo Aguiar, tem bagagem política de sobra para dirimir quaisquer conflitos que por ventura venham a surgir. Inclusive agora me ocorreu a idéia de ligar pra Marcelo e também lançar a pré-candidatura desse humilde blogueiro a prefeito de Jequié. Pelo menos teria meu tempinho de holofotes. Brincadeira a parte, boa sorte e vida longa ao Partido dos Trabalhadores de Jequié.

Nenhum comentário:

Postar um comentário