"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





terça-feira, 15 de maio de 2012

A despedida de José Carlos Araújo (O garotinho) da Rádio Globo após 42 anos de locução esportiva

Bira Pimentel: A turma da minha geração sabe muito bem quem é esse rapaz aí do lado. José Carlos Araújo foi o sucessor de Jorge Cury na rádio Globo e narrou partidas homéricas dos quatro grandes do Rio de Janeiro, numa época em que as transmissões televisivas eram raras no futebol brasileiro. A verdade é que a Rádio Globo formou uma verdadeira legião de torcedores dos times do Rio, principalmente no Norte-Nordeste, e se o Flamengo tem hoje a maior torcida do mundo, deve-se parcela generosa à abrangência do sinal da rádio Globo, que chegava aos mais longínquos lugarejos desse imenso país, com o inconfundível slogan: "brasileiro não vive sem rádio". Boa sorte ao "garotinho" e obrigado pela incontável quantidade de gols do Mengão que ele narrou.

Do Jequié Repórter.

O narrador esportivo José Carlos Araújo, 71 anos de idade, despediu-se dos microfones da Rádio Globo AM, do Rio Janeiro, onde  trabalhou durante  42 anos narrando os principais títulos da história de Fluminense, Botafogo, Flamengo e Vasco.  A despedida aconteceu no  domingo (13), no intervalo da final do Campeonato Carioca, em que o Fluminense sagrou-se Campeão Estadual de 2012, vencendo pela na segunda partida  o Botafogo por 1×0 (na primeira,  a vitória foi por 4×1). José Carlos Araújo passa a comandar a partir de agora  o projeto de uma rádio 100% esportiva  na capital carioca.  O jogo de despedida em que ele narrou apenas o primeiro tempo  teve o sabor de  uma estreia.  “A gente tem sempre entusiasmo. A cada jogo é uma história diferente”, disse o locutor, ao canal SportTV.   Além de José Carlos Araújo, o comentarista Gerson – canhotinha de ouro –  campeão mundial com a Seleção Brasileira no México, em 1970, também se despediu da emissora. No seu jogo de despedida, o Garotinho, não teve o privilégio de narrar o gol de Rafael Moura que deu o título ao Tricolor, cabendo a Luiz Penido, que transmitiu os 45 minutos finais da partida e, a partir de agora, será o substituto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário