"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A novela Ronaldinho Gaúcho

Opinião do Blog. Por Ubirajara Pimentel

Estive consultando o noticiário esportivo, hoje pela manhã, na expectativa de algo novo em torno do imbróglio chamado Ronaldinho Gaúcho. Pra minha surpresa – e alegria – todos os veículos de comunicação dão como certa a contratação do jogador pelo Flamengo.
O curioso é a choradeira de Palmeiras e Grêmio – pra não citar o Corinthians que ainda não desistiu da briga. Depois de perder a queda-de-braço no verdadeiro leilão em que se transformou a volta de Ronaldinho ao Brasil, os perdedores divulgaram nota à imprensa repudiando a postura de Assis (empresário e irmão do jogador), bem como o “circo” montado com o objetivo de valorizar sobremodo o passe do dentuço. Com efeito dominó, os insuportáveis comentaristas esportivos de São Paulo (Neto, Osmar de Oliveira e Cia) caíram de pau no atleta, taxando-o de ex-jogador em atividade, de boêmio, de mercenário, entre outros termos pejorativos. Toda essa ira é fácil de explicar: o futebol paulista mais uma vez tomou um chapéu do Rio de Janeiro. Os imbecis bairristas não conseguem admitir a perda consecutiva de dois títulos brasileiros pro Fluminense e Flamengo (2010 e 2009) tampouco o futebol-empresa de São Paulo ser derrotado numa transação financeira para o incipiente e falido Clube de Regatas do Flamengo.

Em se confirmando a contratação de Ronaldinho Gaúcho pelo Mengão, penso que os benefícios serão maiores fora do campo do que dentro. O jogador representa uma preciosidade nas mãos de qualquer profissional de Marketing com o mínimo de competência. Existe um mercado consumidor de 40 milhões de torcedores ávidos por adquirir camisas com o nome do atleta, por lotar os estádios por onde o Flamengo jogar, sem falar na disputa que será travada entre as empresas que irão patrocinar o Fla em 2011. Em se falando de Flamengo, contudo, é sempre esperar pra ver. Nada acontece com facilidade na Gávea.


Nenhum comentário:

Postar um comentário