"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O que torna os gerentes de projeto irritantes?

Por Luiz de Paiva

Quando assumem que podem fazer o trabalho da equipe
Gerentes de projeto não devem se meter a fazer o trabalho dos outros, mesmo que já tenham trabalhado nesta área antes.  Trata-se de uma questão de foco, respeito e ética. Cabe ao gerente definir escopo, planejar prazos e deliverables e controlar custos, com o apoio da equipe.  Também não há nada de errado em discutir diferentes técnicas e metodologias para chegar ao resultado.
O problema está quando o gerente começa a pisar na linha da arrogância e falta de respeito profissional, acreditando que pode fazer o trabalho do outro profissional melhor do que ele.   Se o profissional não desempenha, há que substituí-lo, e não fazer o trabalho por ele.
Quando definem prazos ridículos
Definir uma meta de prazo insana não quer dizer que acontecerá.  Este tipo de situação torna-se motivo de piada pela equipe, e o gerente perde credibilidade.    No projeto, existem pressões naturais para redução de prazo, e o gerente precisa administrá-las para manter a bom senso nas estimativas, e não ceder cegamente ao que o patrocinador ou o cliente desejam.
Quando formalizam opiniões informais
Esta é ótima.  Muitas vezes, especialmente em fases iniciais do projeto, o gerente quer obter algumas estimativas macro para seu planejamento.  Ele insiste com a equipe que lhe passe alguns números de referência…  e depois os formaliza como uma avaliação firme.  Este é um “golpe baixo” que criará uma energia negativa da equipe em relação ao gerente de projeto.  Pior ainda é quando, em uma reunião, ele pressiona para que se digam números em frente aos outros stakeholders, com o pretexto de que é “para ter uma idéia”.  Especialmente quando quem está na reunião é o cliente, está criado o cenário para dificuldades de comunicação no projeto.
Quando estão mais preocupados com relatórios do que com resultados
Reportar atividades é fundamental nos projetos… mas bom senso também.  O gerente de projeto deve saber dosar a necessidade de relatórios de status para que não se sobreponham às atividades em si.  Mais ainda, deve ter o discernimento para compreender situações nas quais os relatórios devem ser simplesmente ignorados, para atender a necessidades críticas do projeto.
Quando não conhecem os detalhes do projeto
Os gerentes tem uma expectativa de que cada profissional que participa do projeto conheça muito bem sua área de atuação.  No entanto, o mesmo é esperado da equipe… que o gerente saiba se comunicar adequadamente sobre o projeto e que tenha as informações chave que a equipe precisa para desempenhar bem suas atividades.

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