"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





domingo, 26 de dezembro de 2010

Carta ao povo da Bahia

Reproduzo o texto do deputado Valmir Assunção.
O ano de 2010 está acabando e com ele, se aproxima o dia em que deixarei o mandato de deputado estadual, encerrando o período de participação na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia.
Fruto de uma militância na luta pela reforma agrária e no MST, chegamos ao parlamento estadual com vontade de mudar. Como deputado estadual adotamos iniciativas que consideramos relevantes para a eliminação da miséria e da desigualdade social que se abate sobre o nosso povo, por mais de 500 anos. Uma delas é o Estatuto Estadual da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa, ainda pendente de aprovação, mas que tenho certeza, não demorará de ser reconhecido pelo Legislativo baiano e pelo Governo Estadual, como um instrumento necessário para organizar políticas públicas com a população negra de nosso Estado. Outra foi o projeto de lei que destina terras devolutas para a Reforma Agrária, outra batalha a ser concluída.
Exercemos a função de Secretário Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, colaborando com o Governo Wagner em um período em que ajudamos a reduzir a pobreza, em nosso estado, em percentual de 9,5% da população. Isso significou tirar da pobreza absoluta, mais de 1,4 milhão de pessoas e reduzir a insegurança alimentar em 18%,, o que fez mais de 2,5 milhões de baianos deixaram de ser flagelados pela fome.
Além disso, demos início a projetos importantes como o Programa de Desenvolvimento dos Povos Tradicionais; a construção de duas grandes Unidades de Atendimento Sócio-Educativo para Adolescentes, em Camaçari e Feira de Santana; universalizamos o SUS  para todos municípios da Bahia; incluímos mais de 35 mil jovens pelo Programa Jovens Baianos, e ajudamos a construir mais de 45 mil cisternas, participando do Programa Água para Todos, entre outras muitas conquistas.
Agora, eleito deputado federal com 132.999 votos, meu agradecimento será em forma de mais trabalho, mais vontade e muitas realizações em prol dos que mais necessitam. A Reforma Agrária, a luta por Igualdade Racial, o fortalecimento da Assistência Social, a implantação de Políticas Públicas para Juventude, a Segurança Alimentar e o Combate à Fome, bem como, a luta contra a miséria terão um combatente incansável, que não esmorecerá até que sejamos um país livre, soberano, justo e igual.
Em 2011, a nossa luta e a nossa história vão fazer a diferença.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
Valmir Carlos Assunção


Nenhum comentário:

Postar um comentário