"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

PCdoB terá candidato a prefeito em Itabuna

Lendo a matéria abaixo me veio à cabeça o dito popular: “já vi esse filme”. Tanto em entrevistas a rádios e jornais, quanto em bate-papo informal entre amigos, Luis Sena é emblemático ao afirmar que o PCdo B terá candidato a prefeito em 2012. Todavia, para os mais incautos essa proposição dos comunistas está longe de se confirmar. As sucessivas e malogradas alianças políticas com o PT (que em Itabuna é de propriedade do senhor Geraldo Simões) sempre atribuíram papel secundário ao PCdoB. Basta lembrar, mais recentemente, as candidaturas a vice-prefeito do próprio Luis Sena e de Dra. Conceição. É verdade que as eleições de 2010 promoveram uma certa mudança no cenário político itabunense com a queda acentuada dos votos de GS no município, contrastando com a excelente performance de Wenceslau Júnior, embora não tenha sido eleito. Para o PCdoB de nada valerá a favorável conjuntura política local se o partido não reafirmar sua independência e romper com a umbilical relação de subserviência que mantém desde sempre com o “coronel” Geraldo Simões. Bira Pimentel

Do Pimenta na Muqueca.
Itabuna está na lista das principais cidades baianas que terão candidaturas do PCdoB a prefeito, segundo confirmou o presidente de honra do diretório municipal, Luís Sena. “Teremos candidatos em todas as cidades onde o partido apresenta boa performance eleitoral, congrega e tem nomes para a disputa”, afirmou Sena, ele próprio um dos nomes preferidos do partido para a sucessão em 2012.
O ex-vereador disse, no entanto, que essa decisão não é tomada na base “de pau e pedra”. O partido dialogará com aliados históricos e novas forças políticas itabunenses. “O partido conversará inclusive com o PT, com quem sempre estivemos coligados. Já dá para o PCdoB mostrar que tem capacidade para administrar Itabuna e romper essa cadeia de fatos negativos que afetam a cidade”.
O PCdoB avalia que a expressiva votação a deputado estadual obtida pelo vereador Wenceslau Júnior e a organização partidária em Itabuna habilitam a legenda a ter candidatura própria em 2012, repetindo o que aconteceu em 1996. Wenceslau seria outro nome viável para a disputa, além de Sena e o atual presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães. Sena teria a vantagem na disputa ao permitir sacrificar-se eleitoralmente em 2010 em favor de Wenceslau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário