"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

"Fio de Bigode" e o Cliente

Por Luis Antonio Munis - Consultor na área de Gestão Organizacional

Até pouco tempo, em qualquer bate-papo que participava e que havia na “rodinha” pessoas “mais experientes”, um tom saudosista e comparativo com os dias atuais sempre vinham à tona e eu ficava sem ação ou sem replicas para muitos assuntos ali abordados.

“No meu tempo havia nascentes cristalinas onde tomávamos água sem medo de contaminação e de “graça”, a pesca era abundante e rica, hoje somente em um pesque-e-pague e para quem tem emprego, que saudades do ar que respirávamos, hoje nossas crianças e velhos sofrem com a poluição”, e assim muitas outras comparações que sem dúvida, nossa lista aumentaria e muito, mas, nosso objetivo aqui não é fazer julgamento e sim provocar uma reflexão.

Nessas conversas, que infelizmente a vida moderna não nos proporcionam mais, e que Oxalá, um dia voltem, uma comparação chamava atenção.
Eu achava até engraçado, mas no fundo ela representava o quanto valia a palavra de um homem em uma negociação, ou o quanto seu valor era respeitado como cidadão.

Enchendo o peito de orgulho e satisfação dizia, “naquela época nossa relação comercial ou social era selada pelo “fio de bigode e pronto”, nos dias de hoje bem...”, as demais frases vocês podem imaginar.

Mas, gostaria de fazer alguns comentários e algumas comparações daquela época com os dias atuais, que na minha opinião, são parecidos.

Vejamos: No passado, aqui e agora, uma pessoa ilustre sempre existiu, o “CLIENTE” e sem ele, o sucesso de uma transação não seria possível, seja qual fosse a época ou segmento do negócio a ser realizado.

É para ele “O CLIENTE” que sempre focamos nossos esforços, conquistá-lo ou mantê-lo ao nosso lado sempre foi e será, uma questão de sobrevivência.

O “fio de bigode”, tão bem representado no passado nas relações de confiança com os clientes, continua sendo representativo nos tempos atuais é claro, de outra forma, mais seletivo e cruel do mesmo jeito.

Hoje o “fio de bigode” é representado por uma eficaz Gestão Empresarial onde suas ações são fortalecidas nos programas de treinamento e desenvolvimento.

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