"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Com Qual Conceito Você Trabalha?

Mello Jr./Consultor da GM Projetos e Assessoria


Gestão = ADMINISTRAÇÃO

Liderar = CHEFIAR ou CONDUZIR

 
Existem várias definições no mundo corporativo e estão causando muita confusão, porém não podemos mais tocar os negócios com conceitos de literatura romântica pura e simples. Tenho visto muitos administradores dizendo que sua função é administrar resultados, mas acredito que a função prevê resolver situações difíceis e trazer resultados positivos para a empresa; alguns líderes dizendo que são chefes e que estão na função de conduzir pessoas, nestes casos, a função prevê liderar pessoas e conduzi-las a conquistar resultados positivos, é claro.

Gosto de discutir o óbvio, pois vejo exatamente no óbvio a grande falha da gestão ou liderança das empresas. Muitas vezes chamamos de ‘chato, abusado ou intrometido’ os líderes que questionam nossas ações, que querem conhecer resultados e querem mudar, no entanto, estes, normalmente, possuem maior visão do todo e estão focados na melhoria de resultados. Por isso, na hora de contratar um líder verifique se o candidato se mostra como líder e tem a capacidade de visualizar a situação de forma global, propor soluções e interagir com o grupo.

Para refletir: a sua empresa tem administradores e chefes? Ou solucionadores e líderes?

Pensem Nisso!!!

Insisto em dizer ‘resultados positivos’ porque administrar resultados qualquer um faz, agora, conquistar resultados que tragam o equilíbrio da empresa, das pessoas, do mercado, isso sim é mais difícil. Existe aquele gestor que se contenta em analisar relatórios e definir cortes, por exemplo. Está administrando? está. No entanto, existe aquele que analisa relatório, propõe soluções, motiva a equipe, traça novos planos de ação, redefini metas e vai a campo com seus profissionais para buscar resultados positivos. Isso é resolver, é mais que administrar. No primeiro caso temos um chefe, no segundo temos um líder.

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