"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Samba do crioulo doido na Secretaria de Saúde de Ilhéus

O clima polêmico permanece na Secretaria de Saúde de Ilhéus. Há pouco o prefeito Newton Lima bateu o martelo e o médico sanitarista Jorge Arouca será o novo secretário. Simultaneamente, o Biomedico Alexandre Simões redigiu uma carta à militância petista expressando inequívoco descontentamento ao ser preterido, pela direção do PT, ao cargo de secretário. Segundo Alexandre, seu nome era avalizado por expoentes do partido, eleitos e reeleitos recentemente, como o deputado federal Geraldo Simões. Ele mesmo, Geraldo Simões.

Como perguntar não custa nada, qual a contribuição do raivoso Alexandre Simões na construção do Partido dos Trabalhadores em Ilhéus? Militou aonde? chega ao desplante de questionar o imprescindível papel de Everaldo Anunciação na consolidação do PT como o maior partido político da Bahia na atualidade.

Penso que política, mesmo em discussão partidária interna, não pode prescindir do debate, do embate de idéias, do questionamento constante. Contudo tem que se ter responsabilidade com o que se fala. Nas entrelinhas da carta aberta do biomédico, repousa a não-aceitação por parte dos deputados que ele citou, com a vitoriosa eleição de Josias Gomes que passa a ser de forma cabal, o real representante petista no município de Ilhéus.

Boa sorte a Jorge Arouca. Muito trabalho o espera. Fico na torcida para que ele consiga, efetivamente, equacionar os intermináveis conflitos que envolvem a secretaria e realizar uma ingerência firme na pasta, em consonância com sua história de vida e de luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário