"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Poetas do Repente

Em mais uma de minhas várias andanças pela Pérola Negra – que considero a melhor loja de discos da Bahia – me deparei com um trabalho maravilhoso intitulado Poetas do Repente. Trata-se de um livro didático com quatro documentários em DVD e trilha sonora em CD e edição bilíngüe – português/inglês.

Essa série busca valorizar os cantadores repentistas, verdadeiros poetas do improviso, fazendo uma viagem na história do repente, com participação brilhante do historiador/poeta Bráulio Tavares.

Para se ter ideia da dimensão do projeto, a Fundação Joaquim Nabuco – integrante do Ministério da Educação – está disponibilizando esse material para todas as escolas do país, através da TV Escola. Atitudes como essa contribuem sobremodo para o enriquecimento cultural do país, através de uma leitura contemporânea do repentismo, tão popular em nosso Nordeste.

O documentário emociona pela autenticidade.

E um atrativo adicional: TRINTA E CINCO REAIS!!!! Já garanti o meu.

Segue abaixo, três vídeos com momentos distintos da série Poetas do Repente. Se deleitem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário