"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





sábado, 13 de novembro de 2010

BORA BAÊA, MINHA PORRA!!!!!!!

Prevalecendo a análise do matemático Tristão Garcia, certamente teremos hoje a tarde em Pituaçu, a confirmação do acesso do Esporte Clube Bahia à primeira divisão do campeonato brasileiro de futebol depois de 7 anos. Com um plantel apenas regular, o Bahia foi beneficiado por dois fatores principais na atual edição da segundona:

1- Depois de vários anos não tivemos um time grande na segunda divisão. Até o ano passado a presença de vasco, grêmio, corinthians, botafogo, palmeiras, atlético mineiro, entre outros, representava desde o início que todos os demais clubes de menor expressão brigariam por 3 vagas, haja vista que o time grande fazia prevalecer a camisa.
2- O Bahia assimilou a receita correta para o sucesso: ganhar jogos fora de casa. Recordo-me que até o ano passado as campanhas do tricolor eram sempre medíocres fora de Salvador, quando também não decepcionava dentro de casa. Em 2010 o clube conseguiu inverter essa triste realidade não só fazendo prevalecer o mando de campo em Pituaçu, como também derrotando times favoritos como o América/Mg fora de seus domínios.

Como torcedor do Vitória, fico contente com o ascenso do Bahia, ao contrário do que certamente estão pensando meus incautos amigos. Pelos menos o leão terá garantido 6 pontos ano que vem!! Brincadeira à parte, a atual configuração de disputa do brasileirão, em pontos corridos, parece que se consolidou. Essa forma de disputa beneficia o profissionalismo, o bom elenco, o bom banco de reservas, o bom dirigente, etc. Portanto, exceto o flamengo em 2009 que contrariou todas as previsões, a história dos pontos corridos geralmente premia clubes com estrutura diferenciada como São Paulo, Cruzeiro e Santos. Grande parte dos times que sobem hoje, são rebaixados no próximo ano.. E o Bahia tem que se estruturar para evitar esse efeito “bate e volta”.

Um comentário:

  1. vá tirando seu jegue da chuva, meu rei. Bavi no próximo ano só pelo Baianão. O Vicitória tá com um pé na segundona kkkkkkk

    ResponderExcluir