"[...] Na istrada do disingano/andei de noite e de dia/inludido percurano/aprendê o qui num sabia [...]" (Elomar Figueira Melo. Desafio - Fragmento do quinto canto: Das violas da morte, do Auto da Catingueira)





terça-feira, 30 de novembro de 2010

Presidente Lula vem a Jequié

Do blog do jornalista Ari Moura.

Às 15 horas e 50 minutos de terça-feira (30.11) este blog recebeu a informação de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá desembarcar no aeroporto Vicente Grilo em Jequié. A sua visita a Cidade Sol deve-se a colocação da pedra fundamental para construção da ferrovia Oeste/Leste trecho entre Caetité a Ilhéus, o presidente poderá também inaugurar a sede do Instituto Federal da Bahia que está sendo concluído dentro dos próximos dias, agora talvez sendo acelerada a sua conclusão. A noticia estava sendo mantida em sigilo não se sabe por que mais este blog teve acesso a uma fonte, a visita ainda poderá ser mudada mais inicialmente foi confirmada a data de 7 de dezembro.

O ministro X-9

Aí, eu disse para o embaixador: "Esse Samuel é uma cobra!"


Por Leandro Fortes. do blog Brasília, eu vi.


Uma informação incrível, revelada graças às inconfidências do Wikileaks, circula ainda impunemente pela equipe de transição da presidente eleita Dilma Rousseff: o ministro da Defesa, Nelson Jobim, costumava almoçar com o ex-embaixador dos Estados Unidos no Brasil Clifford Sobel para falar mal da diplomacia brasileira e passar informes variados. Para agradar o interlocutor e se mostrar como aliado preferencial dentro do governo Lula, Jobim, ministro de Estado, menosprezava o Itamaraty, apresentado como cidadela antiamericana, e denunciava um colega de governo, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, como militante antiyankee. Segundo o relato produzido por Clifford Sobel, divulgado pelo Wikileaks, Jobim disse que Guimarães “odeia os EUA” e trabalha para “criar problemas” na relação entre os dois países.

Inveja dos Argentinos

Por Eduardo Guimarães. do Blog da Cidadania.


Imagine poder discutir o semi monopólio da Globo com o motorista de taxi, com o porteiro do prédio, com a faxineira ou mesmo com um colega de trabalho. Ou ouvir até de empresários que realmente não é aceitável que um único grupo empresarial detenha metade da audiência da televisão aberta e o segundo jornal e a segunda revista semanal de maior tiragem.
De domingo –  quando cheguei a Buenos Aires – até agora, não ouvi uma só pessoa responder que a “Ley de Medios” é um despropósito. A sociedade argentina está convencida de que é preciso democratizar a comunicação. E o que é melhor: as pessoas sabem o que é democratizar a comunicação.

Ruy "Porquinho" confirmado presidente Câmara de Itabuna

Conforme adiantou este Blog ontem a noite, Ruy Machado é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna. Tudo bem que do outro lado tem Loiola, Roberto de Souza e Cia. porém a história de Ruy Machado o condena. Itabuna não merece gente como essa no comando do legislativo municipal.


Do Pimenta na Muqueca.


O vereador Ruy Machado (PRP) foi eleito há pouco para a presidência da Câmara de Vereadores de Itabuna no biênio 2011-2012. Sua chapa teve oito votos (veja na nota abaixo quem estava na sessão).

Cinco vereadores tentaram boicotar a sessão: o presidente Clóvis Loiola, Solon Pinheiro, Raimundo Pólvora, Milton Gramacho e Roberto de Souza. Gramacho encabeçaria uma chapa que conta com o apoio do prefeito José Nilton Azevedo.

Loiola convocou a sessão especial para a votação da nova mesa e, depois, expediu uma nota pública “desconvocando” a sessão. A nota foi desconsiderada pelo bloco encabeçado por Machado.

O futuro presidente (caso a chapa sobreviva às investidas que certamente virão) afirmou que lutará por um legislativo independente. Logo mais, o PIMENTA publica trechos em áudio da entrevista feita pelo repórter Fábio Roberto com o vereador Ruy

Canja do Dia: "Sangue Latino" + "O Vira" + "Rosa de Hiroshima" - SECOS E MOLHADOS

Os mais novos certamente nem ouviram falar no grupo Secos e Molhados. Esses rapazes causaram um verdadeiro rebuliço na música brasileira nas décadas de 60 e 70. Com sua irreverência, letras que desafiavam a censura da época e o jeito afeminado de se vestir (afinal de contas Ney Matogrosso era integrante do grupo), os Secos e Molhados desafiaram a métrica formal da música e fizeram extremo sucesso.




Lula se irrita com pergunta sobre Sarney e manda sabujo 'se tratar'

Do Blog Terror do Nordeste

 
A família Sarney não vale merda, agora que o sabujo merecia a "porrada" de Lula, merecia.

30 de novembro de 2010

ESTREITO (MA) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou profundamente irritado nesta terça-feira, 30, em Estreito (MA) com uma pergunta da imprensa sobre sua relação com a oligarquia Sarney no Maranhão. "Se você tiver que fazer algum protesto você vai para o Amapá, porque foi lá que o povo elegeu Sarney. E vai para São Paulo, porque o povo elegeu Tiririca. Na medida que a pessoa é eleita e toma posse, ela passa a ser uma instituição e tem que ser respeitada", afirmou, dirigindo-se ao repórter.

A pergunta a Lula era se a visita dele ao Maranhão seria em agradecimento ao apoio do grupo Sarney nos oito anos de seu governo. "Uma pergunta preconceituosa como esta é grave, para quem está oito anos cobrindo Brasília. Demonstra que você não evoluiu nada. É uma doença. O Sarney colaborou muito para a institucionalidade. Eu não sei por que o preconceito. Você tem de se tratar. Quem sabe fazer psicanálise", disse.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Sr. Cloaca desmascara o asno Augusto Nunes

A ESPANTOSA INTELIGÊNCIA DO BLOGUEIRO-MICHÊ DA REVISTA VEJA

Desde os tempos em que atuava como informante dos torturadores, infiltrado no movimento estudantil, no período mais sombrio da ditadura, o auto-denominado “jornalista” Augusto Nunes – que se orgulha da fotografia em que aparece ao lado do general Figueiredo – já demonstrava seu caráter de escova-botas dos patrões. Pois, o tempo, senhor da razão, confirmou o vaticínio. Após exercer a função de proxeneta dos milicos, Nunes fez súbita carreira na imprensa corporativa. Valendo-se de seu excepcional talento para a adulação e de seu topete pega-rapaz, galgou postos e, dizem, perseguiu vários colegas de trabalho.
Uma das passagens bizarras de sua biografia foi sua demissão das Organizações Globo. Roberto Marinho em pessoa o mandou para o olho da rua por causa de um necrológio de Jorge Amado publicado na revista Época, quando o escritor baiano estava ainda bem vivo.

Mão Branca vai "virar" comunista

Do blog do Anderson

Edigar Mão Branca está de malas prontas para o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), segundo informações obtidas pelo Blog do Anderson, que conversou com o ex-deputado e soube, da boca dele, que sua ida está em “fase de negociação” com o diretório do partido em Vitória da Conquista. Segundo o presidente do PCdoB local, Marcos Andrade, disse em contato telefônico com o Blog do Anderson, o partido está crescendo e, com isso, é natural que nomes de peso queiram filiar-se à legenda. Sobre o possível ingresso do ex-deputado Mão Branca, Andrade afirmou que, até dezembro, as coisas estejam definidas. Mão Branca também deverá transferir domicílio eleitoral para Vitória da Conquista.

Acreditem: Ruy Porquinho será o presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna

Não é pegadinha. Ruy Machado (pros íntimos Ruy Porquinho) será o novo presidente do Legislativo Itabunense. A que ponto chegamos!! Sete vereadores de Itabuna se reuniram hoje em Ilhéus (ninguém me disse, eu vi) para decidir o futuro da Câmara grapiúna. Entre os presentes estavam Claudevane, Wenceslau, Didi do INPS, Dr. Gerson, Milton Cerqueira, Ricardo Bacelar e o próprio Ruy Machado.
O famoso "leva-e-trás" da política itabunense terá, a partir de agora, um amplo espectro de atuação. Ruy Porquinho transita entre a casa de Geraldo Simões até a cozinha de Azevedo, passando pelo quintal de Renato Costa e a varanda de Fernando Gomes. Exempo de "político leve", o futuro presidente vai dar uma rasteira nas pretensões de Roberto de Souza com o aval dos sete edis acima elencados.
Sinceramente, não tenho palavras pra qualificar essa triste realidade vivenciada pela Câmara de Vereadores de Itabuna.

Lula comenta as ações militares no Rio

As suspeitas de corrupção na FIFA

Do Terra


Novas acusações de corrupção sobre dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa) foram feitas nesta segunda-feira pela imprensa suíça, a poucos dias do anúncio das sedes das Copas do Mundo de 2018 e de 2022.
Segundo o jornal Tages-Anzeiger, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, o presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Issa Hayatou, e o presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), o paraguaio Nicolás Leoz, estiveram vinculados a uma lista secreta de pagamentos após a falência de uma empresa associada à Fifa.

Canja do dia: "Divina Comédia Humana" - Belchior (1982)

domingo, 28 de novembro de 2010

Pra fechar o domingo: "Solo le pido a Dios", com Mercedes Sosa

Um dos grandes ícones da música latina. Apesar de argentina, Mercedes Sosa era maravilhosa.

É tudo ou nada pro Leão

Com o empate em Porto Alegre e em Goiânia, Vitória e Atlético/Go travarão uma verdadeira batalha no próximo domingo no Barradão. Ambos têm 41 pontos, porém o Atlético tem 2 triunfos a mais que o Vitória, portanto joga pelo empate. Pro Leão é vencer ou vencer. Chegou a hora da torcida do Vitória fazer a diferença e lotar o Manoel Barradas. Os dois times são extremamente limitados tecnicamente e, dessa forma o mando de campo pode fazer a diferença.
Em virtude de jogar pelo empate, acredito que o Atlético deve vir fechadinho apostando nos contra-ataques pra definir a partida. O Vitória por sua vez, tem que pressionar o tempo todo. Tem mais tradição que o adversário, terá o retorno de Henrique e Ramon e Adailton vem crescendo de produção a cada jogo. Enfim, todas as fichas estão depositadas nesse último confronto que terá como palco o caldeirão rubro-negro. Vamos superlotar o Barradão e deixar a torcida do Baêa em casa e nos bares de Salvador torcendo contra. Essa corrente vai ajudar o Leão.

A conferência dos palpites da rodada


As previsões melhoraram, meus amigos. Na rodada que terminou há pouco, consegui acertar dois placares. O empate de Inter e Vitória e a vitória do Corinthians frante ao Vasco. A loteria esportiva que só tem as opções - derrota, empate ou vitória - já tem um grau imenso de dificuldade, quanto mais acertar os placares. Foram 10 jogos. Acertei 20%. Nota: aceitável.

Êta sufoco da moléstia

O Mengão permanece na série A em 2011. Os empates nos jogos de Vitória e Atlético/Go beneficiaram o Fla. O último integrante da série B em 2011 será conhecido no Barradão no próximo domingo. O Vitória precisa de um triunfo pra selar sua permanência na divisão principal do futebol brasileiro. Tudo certinho, o mengão livre apesar da derrota, porém aqui pra nós, o time do flamengo é simplesmente ridículo. Alguns jogadores que hoje integram o elenco do flamengo seriam reservas na maioria dos times da segunda divisão. Diogo, Correa, Wellington, Val Baiano, Marquinhos, Renato Abreu, Juan, entre outros, são débeis tecnicamente, andam em campo e ainda são titulares de Luxemburgo. Tenho confiança na reformulação que será promovida pela comissão técnica e diretoria rubro-negra pra 2011. Tem que fazer uma limpeza geral no elenco e promover os jovens da base que, outrora, davam inúmeros títulos ao mengão.
Pra concluir eu não poderia deixar de dizer que segunda divisão foi feita pro bacalhau, pro foguinho, pro fluzinho, pro curintia, pro parmera e tantos outros. O LUGAR DO MENGÃO É NA ELITE DO FUTEBOL SEMPRE. VIVA A MAIOR TORCIDA DO FUTEBOL MUNDIAL. MENGÃO SEMPRE.

Minha pedinha, minha pedinha.

Do Pimenta na Muqueca.

O deputado federal Geraldo Simões (PT) muda a face quando é chamado de “coroné” do diretório itabunense. Agora, sabe-se que vai além disso. Na sexta, o diretório do partido condenou a opção do vereador Claudevane Leite pelo colega Ruy  Machado para a presidência da Câmara. E o que fez Geraldo? Aconselhou Vane a relevar a posição do PT. E teria afirmado que o edil petista está no “caminho certo”.
Se não fica claro que caminho é esse citado pelo deputado, não é necessário muito esforço para entendê-lo. Machado é muito próximo de Geraldo. Como também é da cozinha de Fernando Gomes e de Capitão Azevedo. É tido nos bastidores como o mais habilidoso “leva-e-traz” da (porca) política itabunense. Tendo Machado na presidência, Geraldo pensa ter, assim, algum poder (ou naco de poder) na Câmara – num enredo já cheio de traições.

O Brasil derrota o Brasil. Para delírio do Brasil

por Luiz Carlos Azenha, no Viomundo

A população brasileira vibra. “Forças de segurança” garantiram a vitória do Brasil contra… quem mesmo? O Brasil.
Finalmente, nossa gloriosa bandeira está hasteada em Iwo Jima.

A foto foi publicada no site do Sidney Rezende.
O discurso é grandiloquente: o território teria sido “libertado”, o “momento simbólico entra para a história”, é a “atitude emblemática”.
Na cobertura dos acontecimentos do Rio de Janeiro só está faltando aquela vinheta “Brasil!” que a Globo usa na Copa do Mundo.

A incompetência dos dirigentes do Baêa

É fato que o Esporte Clube Bahia irá disputar o campeonato brasileiro da série A em 2011. Contudo, o clima no Fazendão é de rebaixamento. A visível incompetência da diretoria do Bahia instalou uma situação de apreensão entre os atletas do clube. Os salários de Outubro (isso mesmo, outubro), ainda não foram pagos e ao ser questionada, a diretoria inadimplente resolveu demitir um jogador por, supostamente, liderar um motim entre os atletas. É triste para a grande torcida do Bahia, depois de sete anos sem ganhar nem campeonato baiano, presenciar o amadorismo gerencial dos dirigentes tricolores. A continuar assim, é rebaixamento certo em 2011.

PPS quer formar bloco de oposição

Leiam o texto abaixo veiculado no Bahia Notícias. Volto em seguida pra comentar:


O Partido Popular Socialista (PPS) vai propor ao Partido Verde (PV) formar um bloco de oposição ao governo na Câmara dos Deputados, segundo o deputado Raul Jungmann (PPS-PE). Mais de cem representantes do partido participaram de encontro encerrado neste domingo (28) que discutiu os rumos do partido. A união com o PV, que elegeu 15 deputados em outubro, visa a reunir número suficiente de parlamentares para conquistar lugares na Mesa Diretora e nas comissões da Câmara. O PPS elegeu 12 deputados federais nas últimas eleições. De acordo com Jungmann, a ideia é que o PSDB e o DEM também façam parte do bloco, mas as legendas ainda não se manifestaram. “Se eles não quiserem ou não responderem [PSDB e DEM], vamos procurar o PV. Queremos espaço na Mesa [Diretora]”, disse o deputado.

Voltei:

Esse "projeto" de partido político chamado PPS envergonha o país pelo fisiologismo e inexistência de identidade política própria. Raul Jungmann e principalmente Roberto Freire vivem a mercê dos ditames do PSDB e DEM fazendo alianças "programáticas" em todos os processos eleitorais dos últimos anos. Acontece que, a postura do PPS reflete seu tamanho minúsculo: sigla de aluguel, baba-ovo dos tucanos, sem conteúdo político próprio e discurso de uma nota só: anti PT. Vai morrer abraçado com o DEM.

Violeiros do Brasil: "Encontro das águas", com Almir Sater e Tavinho Moura

O difícil caminho reservado para a oposição

Por Gunter Zibell
 
Na conjuntura atual, onde a economia vai melhor que no exterior e o governo tem projetos e conta com maioria no Congresso, qualquer alternativa para a oposição é difícil. A C Almeida apontou estes dias o discurso da redução de impostos como caminho. Deve ser por aí mesmo, em composição com o discurso da eficiência, este um pouco mais complicado de comunicar à população. Tratar-se-ia de um discurso conservador no conjunto, porém mais claro que o adotado nas últimas campanhas presidenciais. Mas há algumas coisas que atrapalham também essa abordagem.

Palpites da Rodada




Seguindo a dinâmica da rodada anterior, vamos aos palpites, lembrando que todos os jogos da penúltima rodada do Brasileirão acontecerão amanhã às 17:00 h.






Atlético/Go 2 x 1 São Paulo - As meninas do morumbi estão de férias e revoltadas pela rescisão do contrato de Richarlyson. O Atlético/Go desesperado atrás do resultado vai vencer.

Corinthians 2 x 0 Vasco - Jogo mole pro "timão". Aliás, contra o bacalhau não existe jogo duro pra ninguém.

Inter 1 x 1 Vitória - Celso Roth afirmou que entrará com o time titular. No problem, o Leão vai se superar e trazer 1 pontinho que será fundamental pra evitar a degola.

Flamengo 2 x 1 Cruzeiro - O Mengão devastador de raposas vai acabar de vez com as pretensões de título do Cruzeiro.

Atlético/Mg 3 x 1 Goiás - O esmeraldino já rebaixado será presa fácil pro Galo que cresceu muito de produção na reta final sob o comando de Dorival Jr.

Avaí 3 x 3 Santos - Tenho o palpite que esse Avaí vai disputar a segundona ano que vem. O infortúnio começa amanhã.

Palmeiras 1 x 3 Fluminense - Mais um jogo "arrumado" pro flu. Aliás, retiro o que eu disse. Pra ganhar desse porco não precisa "arrumar" nada. O time de Felipão é horrível!!

Guarani 0 x 0 Grêmio - Joguinho de dar sono e o Bugre rebaixado.

Ceará 1 x 2 Atlético/Pr - O furacão atravessa melhor fase e vai vencer o vovô em Fortaleza.

Botafogo 4 x 1 Grêmio Prudente - Sem comentários.

Amanhã a noite ou na segunda-feira faremos a conferência. Espero ao menos ter melhor sorte que na rodada passada em que não acertei nenhum prognostico.

P.S. Recebi duras críticas de Ilton Cândido por não ter comentado, em posts anteriores, os jogos do Baêa. Disse-lhe que não tenho competência para comentar os jogos da segundona, uma vez que nem sei os clubes que disputam.

sábado, 27 de novembro de 2010

Mídia teve medo de falar em intervenção

Por Alberto Dines em 26/11/2010 – Publicado originalmente no Observatório da Imprensa.


O Estado brasileiro venceu na quinta-feira (25/11) uma importante batalha contra o narcoterrorismo, no Rio. Foi crucial – tanto sob o ponto de vista psicológico como tático – a participação dos dez veículos blindados da Marinha e os cerca de 50 fuzileiros navais que os tripulavam. A mídia ressaltou com entusiasmo a “ajuda” das forças armadas, mas fugiu ao seu dever de explicá-la devidamente: tratou-se de uma intervenção federal.

Intervenção “branca”, disfarçada, informal, pontual, mas de qualquer forma uma intervenção do Estado nacional numa unidade da federação. Mais uma vez, a mídia foi “boazinha”, atendeu às conveniências e ajudou a encobrir uma realidade: o narcotráfico transcendeu à condição de crime organizado, deixou de ser um grupo empresarial diversificado. É terrorismo: disputa territórios, quer dividir o país e impor a sua lei. Uma clara e insofismável ameaça à segurança nacional.
Governantes têm horror à palavra intervenção, fogem dela como o diabo da cruz. Compreensível, a intervenção é um recurso emergencial nas repúblicas federativas. As autoridades estaduais não querem parecer frágeis, incapazes de oferecer proteção à sociedade e as federais não querem parecer autoritárias nem assumir os riscos de um eventual fiasco. Sobretudo depois de uma campanha eleitoral na qual se discutiu abertamente a federalização da segurança pública.

Canja de Sábado: "Bolero de Isabel"

A bela canção de Jessier Quirino, na voz incomparável de Eugênio Avelino (Xangai)


A crise no Rio e o pastiche midiático

por Luiz Eduardo Soares, em seu blog


Sempre mantive com jornalistas uma relação de respeito e cooperação. Em alguns casos, o contato profissional evoluiu para amizade. Quando as divergências são muitas e profundas, procuro compreender e buscar bases de um consenso mínimo, para que o diálogo não se inviabilize. Faço-o por ética –- supondo que ninguém seja dono da verdade, muito menos eu–, na esperança de que o mesmo procedimento seja adotado pelo interlocutor. Além disso, me esforço por atender aos que me procuram, porque sei que atuam sob pressão, exaustivamente, premidos pelo tempo e por pautas urgentes. A pressa se intensifica nas crises, por motivos óbvios. Costumo dizer que só nós, da segurança pública (em meu caso, quando ocupava posições na área da gestão pública da segurança), os médicos e o pessoal da Defesa Civil, trabalhamos tanto –- ou sob tanta pressão — quanto os jornalistas.

Imprensa e Governo: o papel de cada um

Por Ricardo Kotscho, no Balaio do Kotscho

Quando ocupava a sala da Secretaria de Imprensa, no Palácio do Planalto, onde hoje trabalha meu amigo Franklin Martins, no início do primeiro mandato do presidente Lula, costumava dizer aos amigos, meio brincando, meio a sério, que só tinha dois problemas ali: o governo e a imprensa, um reclamando o tempo todo do outro.

Desde o primeiro dia, ficou claro para mim que é muito difícil conciliar os interesses destas duas instituições de naturezas, tempos e interesses tão diversos. Instalado do outro lado do balcão, assisti à gincana promovida pelos meus colegas repórteres em busca de notícias negativas sobre o governo, certamente uma demanda de suas redações, que simplesmente não assimilaram e não se conformaram com a vitória de Lula e a mudança de mãos do poder, depois de mais de 500 anos.

Ladrão consciente.Ótimo vídeo pra começar o sábado dando risada!!!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Finalmente, Kleber Leitão será sepultado

Tive a grande satisfação de conviver com Kleber Leitão, onde fomos colegas na UESC na década de 90. Junto com outros companheiros valorosos, atuamos juntos no Movimento Estudantil. Kleber Leitão era um grande homem. Que Deus console sua família e que Leitão descanse em paz. Bira Pimentel.


Do Pimenta na Muqueca

Passados quase quatro meses da morte suspeita do professor Kleber Leitão, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), seu corpo finalmente será trasladado para o Brasil. A chegada ao Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, está prevista para o meio-dia deste sábado, 27. O sepultamento deve ocorrer às 17 horas, no cemitério Jardim da Saudade.
Leitão morreu no dia 30 de julho, em Buenos Aires, capital argentina, onde fazia um doutorado. As circunstâncias da morte até hoje não foram esclarecidas pela polícia.
O professor era formado em Direito pela Uesc. Ele foi comandante da Guarda Municipal de Itabuna e diretor da Penitenciária Lemos de Brito.
Segundo informações do blog Itabuna City, a família de Leitão terá de arcar sozinha com os custos de US$ 20 mil, necessários para a liberação e o traslado do corpo para o Brasil. Uma ajuda financeira da Uefs chegou a ser cogitada, mas ficou na promessa.

Quem será o Capitão Nascimento em Brasilia? A direita e o “BOPE para todos”

Por Rodrigo Vianna, em O Escrevinhador


Logo depois da eleição, a “Veja” estampou na capa o Capitão Nascimento de “Trope de Elite 2″ (ainda não vi ofilme – que me dizem ser muito bem feito; mas a questão não é o filme). A “Veja” destacava Nascimento comoo “primeiro super-herói brasileiro, e afirmava: “ele é incorruptível, implacável com bandidos e espanca políticos corruptos”. Trata-se de um ótimo programa de direita, resumido em 3 frases! É a UDN atualizada.
A recente campanha de Serra mexeu com os piores instintos da sociedade brasileira: moralismo, conservadorismo, religião no centro da disputa. Foi derrotada. Mas teve mais de 40% dos votos. Mostrou que há um caldo de cultura para o avanço da direita (como indicam as recentes demonstrações de preconceito contra nordestinos, contra esses “miseráveis” que compram carros, contra gays e negros). A capa de “Veja” é a continuidade desse processo.

A estratégia do medo no Rio de Janeiro

Por Ernesto Camelo
 
O carro que não foi queimado e a estratégia do medo

O Rio está vivendo dias difíceis. Soldados do tráfico, em ações pontuais e dispersas, ateiam fogo em carros, vans e ônibus. Nenhum tiro, quase nenhum roubo, poucos feridos. Só o fogo, força devastadora da natureza, com seu imenso poder intimidador.
Cria-se então na cidade um clima de pânico, muitas vezes maior do que os fatos ocorridos.

O fim do Casseta & Planeta

Graças a Deus. Esses imbecis já vão tarde.

Da Folha.com

Programa "Casseta & Planeta" vai acabar no ano que vem

O humorístico "Casseta & Planeta", Globo, vai acabar. A produção da atração confirmou que o programa deixará de ser exibido em 2011.

O "Casseta & Planeta" está há quase 20 anos na grade da emissora. O último programa vai ao ar no dia 21 de dezembro.
A emissora informou, via assessoria, que "o grupo sentiu necessidade de pensar em um novo formato e pediu à Globo para esticar o período de férias e trabalhar nisso, pois os compromissos de um programa semanal no ar comprometem essa tarefa."

A Globo informa ainda que "espera novidades para o segundo semestre de 2011".

Nos últimos meses, o humorístico vinha amargando uma das piores audiências da década, chegando a registrar médias na casa dos 20 pontos de audiência (cada ponto corresponde a 60 mil domicílios na Grande SP). Há dois anos, o programa registrava 30 pontos de média.

A informação é de que apesar do fim do programa, o grupo não vai se separar e já pensa em outro projeto para a TV.

Canja do dia: "Onde está você" com Mariana Aydar

Revelação carioca, Mariana canta vários estilos musicais, sobretudo samba.

A Brucutu José Serra continua aprontando

Da Coluna de Ilimar Franco, em O Globo

A representatividade parlamentar do Sul da Bahia

A vez do deputado Josias Gomes

Na atual configuração política republicana, os parlamentares tanto no âmbito estadual quanto federal, assumem um papel preponderante no estímulo ao desenvolvimento econômico e social dos municípios. É notório que os prefeitos dos 5.564 municípios brasileiros gerenciam orçamentos engessados, limitados do ponto de vista econômico e, com isso, incapazes de suprirem as demandas estruturais crescentes. Não obstante o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) direcionar recursos para as necessidades essenciais como saúde e educação, as cidades que buscam um desenvolvimento econômico diferenciado, não podem prescindir de deputados estaduais e federais atuantes e comprometidos em prospectar continuamente recursos extras para as regiões que os elegeram.
A região Sul da Bahia, notadamente Ilhéus e Itabuna, tem um histórico extremamente negativo em termos de representatividade parlamentar. Essa constatação se materializa na decadência por que passa nossa região. Municípios em crescente involução econômica, sendo que em alguns deles a prefeitura é o principal ou único empregador, desemprego no campo e violência crescente. Os dois grandes pólos da região cacaueira padecem com gestores incompetentes, descomprometidos com o desenvolvimento regional, alvos de constantes denúncias de improbidade administrativa, desvio de dinheiro público, nepotismo, entre outras maracutaias que impossibilitam que nossa região acompanhe o patamar de pujança econômica que o governo Lula viabilizou ao Brasil e à Bahia.
Grande parte desse cenário econômico degradante se deve à inexistência de ingerência política dos deputados da região. Desafio quem, nos últimos quatro anos, ligou o aparelho de televisão na TV Câmara e assistiu a um pronunciamento sequer de Geraldo Simões ou de Raimundo Veloso na tribuna do Congresso. Que os dois representantes de Ilhéus e Itabuna faziam parte do chamado “baixo clero” da Câmara, não é novidade pra ninguém. Todavia, os inexpressivos mandatos de ambos estagnaram ainda mais uma região que há muito agoniza.
Na última eleição, o eixo Ilhéus-Itabuna elegeu quatro deputados, sendo dois estaduais (Augusto Castro e Gilberto Santana) e dois federais (Geraldo Simões e Josias Gomes). Marinheiros de primeira viagem e integrantes de partidos de oposição ao governo Wagner, não devemos esperar muito de Castro e Santana na Assembléia Legislativa, tampouco de Geraldo Simões que no mandato atual não trouxe uma obra sequer pra Itabuna, em decorrência da cidade ser governada por inimigos políticos seus. Com isso nossas esperanças e expectativas se depositam em Josias Gomes. Político combativo e muito bem relacionado no alto escalão do governo federal, Josias tem todos os atributos pra fazer um grande mandato em favor de nossa região. O deputado Josias tem um grande compromisso com o Sul da Bahia sobretudo com Ilhéus onde obteve uma expressiva votação.
Obras estruturantes como o novo Porto e Aeroporto, bem como a segunda ponte Ilhéus-pontal, requerem ingerência política forte em Brasília para serem viabilizadas. Nesse sentido, Josias Gomes pode ter imprescindível papel na interlocução entre os governos municipal, estadual e federal. Vamos em frente.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Crônica: Andamentos

Por Luiz Fernando Veríssimo

Há semanas li num jornal francês que no dia anterior havia sido paga a última parcela da reparação devida pela Alemanha aos países aliados que a derrotaram na Primeira Guerra Mundial.
A notícia estava no rodapé de uma página interna do jornal, mas o cabeçalho reconhecendo sua importância, ou estranheza, merecia uma primeira página. Finalmente acabara a Guerra de 14!
Mais de 90 anos depois da assinatura do Tratado de Versalhes que condenara a Alemanha a pagar 33 milhões de dólares de indenização pelos estragos que causara na guerra, estava saldada uma dívida que eu nem sabia que ainda existia, e aposto que você também não. O pagamento do principal terminara em 1983, faltava pagar os juros acumulados.

A herança maldita do Serra

Messias Pontes*

Com a vitória de Dilma Rousseff à Presidência da República era de se esperar que a baixaria, o preconceito, a intolerância e o ódio disseminados pelo candidato demotucano José Serra – o “Zé” Traíra – morressem com a eleição. No entanto, tudo isso permanece e não resta dúvida que até aumentou. É o que se pode chamar de herança maldita do Serra.

A extrema direita preconceituosa e racista não absorveu ainda a derrota do seu candidato, e por isso mesmo quer vingança, e vingança de preferência com sangue. É o que está se vendo diariamente em todo o País, em especial contra os nordestinos, mesmo a vitória de candidata das forças democráticas, patrióticas e progressistas tendo sido possível sem os votos do Nordeste. Em Minas Gerais e no Rio de Janeiro - segundo e terceiro maiores colégios eleitorais do País - a diferença pró Dilma foi acachapante, mas como só no Nordeste a diferença foi de aproximadamente 12 milhões de votos, é contra o nordestino que a direita quer o pior.

Mais um acerto da Dilma: Acabou o ministério da Globo

Paulo Bernardo deve ser o ministro das Comunicações no governo Dilma


Paulo Bernardo, atual ministro do Planejamento, deve ser o novo ministro das Comunicações do governo da presidente Dilma Rousseff. Segundo apurou este noticiário, Bernardo já trabalha para se inteirar dos temas da pasta e teria aceito o cargo dentro da perspectiva de que o Minicom será, no próximo governo, um ministério importante, responsável pelo Plano Nacional de Banda Larga, pela recuperação dos Correios (que voltarão a ter gestão técnica e não devem mais ser objeto de negociação política com a base do governo), Telebrás recuperada e operante, por fim, responsável pelas (complicadas) negociações para a Lei de Comunicação Eletrônica. Vale lembrar que Paulo Bernardo esteve à frente da intervenção nos Correios realizadas depois da saída da ex-ministra Erenice Guerra.

Pallocci na Casa Civil

Andréia Sadi, iG São Paulo

Homem forte do governo Lula, o ex-ministro Antonio Palocci aceitou assumir a pasta da Casa Civil do governo de Dilma Rousseff após pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da própria presidenta eleita. Palocci, que é o principal coordenador da transição, viajou para São Paulo nesta sexta-feira após acertar os últimos detalhes com a petista na Granja do Torto, em Brasília.
Dilma o convidou a ocupar a Casa Civil, mas a preocupação dele estaria em ficar exposto demais, em função da visibilidade do cargo. Acabou aceitando após a insistência da petista e de Lula. Para a secretaria-geral da Presidência deve ir Gilberto Carvalho, atual chefe de gabinete de Lula. Com o Planalto ocupado, o ministro Paulo Bernardo está mais cotado para assumir as Comunicações.

Canja do dia: "Tocando em frente", com Renato Teixeira

Renato Teixeira dispensa comentários.


Nova Enquete: Quem será o campeão brasileiro de 2010?

Responda aí do lado direito da página.


Resultado da Enquete anterior: Por onde anda José Serra?

a) Nos EUA fazendo minuciosa ressonância consequência da bolinha - 33%
b) Fazendo carreata em Vitória da Conquista - 50%
c) Em alguma praia deserta do Caribe com Paulo Preto - 16%
d) No Vaticano discutindo aborto com o Papa - 0
e) No sul da França levando pito: "porque não te calas" - 0

Dói o fígado de "O Globo"

Por Rodrigo Vianna, do Blog Escrevinhador

O jornal da família Marinho publicou chamada na capa sobre a entrevista de Lula aos blogueiros. E, numa página interna, estampou matéria de alto de página sobre a coletiva no Palácio do Planalto. O objetivo, evidentemente, era esculhambar os blogueiros e o presidente da República.
Achei muito engraçado: a turma de Ali Kamel está perdida. Passar recibo dessa forma a meia dúzia de blogueiros? Isso mostra o que? Que eles temem a blogosfera. Já não falam sozinhas. O fígado dos que dirigem as “Organizações Globo” dói por dois motivos:
- já não formam opinião como antes, e não decidem eleição (por mais que eu seja o primeiro a reconhecer que a velha mídia segue a concentrar algum poder; erra quem menospreza esse poder hoje cadente);
- já não falam sozinhos no Brasil.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Jequié: TCM rejeita contas da prefeitura

Do Blog do Anderson

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), rejeitou nesta terça-feira (23),  as contas da Prefeitura de Jequié, no Sudoeste Baiano, da responsabilidade de Luiz Carlos Souza Amaral (PMDB) e Eduardo Fernandes Lopes (PMDB), relativas ao exercício de 2009. O relator do parecer,  determinou a formulação de representação ao Ministério Público e imputou multa no valor de R$ 28 mil ao primeiro gestor  além de multa de R$ 2 mil ao segundo.  O acompanhamento da execução contábil, orçamentária, financeira e patrimonial das contas foi realizado pela 6ª Inspetoria Regional de Controle Externo, ocasião em que falhas e irregularidades foram apontadas e levadas ao conhecimento do responsável. O relatório anual registrou as seguintes improbidades: Inúmeros casos de liquidações e pagamentos irregulares da despesa, gastos imoderados com contratações de serviços de Assessoria e Consultoria em diversas áreas, irregularidades na locação de veículos para transporte escolar, ocorrência de casos de ausência de licitação por fragmentação de despesa no montante de R$ 1.861.190, ausência de fundamentação para caracterizar inexigibilidade de licitação e falta de enquadramento legal fundamentando a dispensabilidade de licitação.

Vander Lee em Salvador. MPB da mais alta qualidade.

Uma das grandes revelações da música popular brasileira dos últimos anos, o mineiro Vander Lee fará duas apresentações no TCA, em Salvador, amanhã e sexta-feira. Ingressos a preços módicos de R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia. Estive ontem a noite na "Music Store" Pérola Negra e Roberto me confirmou que os ingressos estão praticamente esgotados.
Vander Lee vem ocupando cada vez mais espaço na MPB, com um repertório moderno, letras inteligentes e, o que é mais importante, composições de sua própria autoria em 90% das canções. Vale a pena conferir. Posteriormente, publicarei alguns vídeos de músicas de Vander Lee.

O relato de Renato Rovai sobre a entrevista com Lula

Reproduzo o relato de Rovai, um dos entrevistadores do Presidente Lula hoje de manhã. Em post anterior enviei a entrevista na íntegra, via You Tube, bem como minhas considerações. Saudações, Bira Pimentel.

Por Renato Rovai, do Blog do Rovai

Alguns bastidores da entrevista com Lula.

Ao final da entrevista o presidente, com as câmeras e microfones já desligados, disse que queria se comprometer a já agendar uma próxima entrevista com aquele grupo para logo depois que deixasse a presidência. “Porque eu quero tratar com vocês do mensalão, quero falar longamente dessa história e mostrar a quantidade de equívocos que ela tem. Porque o Zé Dirceu pode ter todos os defeitos do mundo, mas…”
Quando o presidente ia completar a frase um dos fotógrafos pediu para que ele se ajeitasse para a foto e o pensamento ficou sem conclusão. Ficou claro que o presidente considera esse caso mal resolvido e que vai entrar em campo assim que sua residência oficial passar a ser em São Bernardo do Campo.
Em muitos momentos da entrevista Lula demonstrou que considera que o comportamento da imprensa brasileira foi mais do que parcial, foi irresponsável. Isso ficou evidente quando disse que a cobertura do acidente da TAM foi o momento mais triste do seu período presidencial. Lembrou que à época alguns jornais e revistas escreveram editoriais falando que o governo carregava nas costas 200 cadáveres.

PPS expulsa Presidente da Câmara de Itabuna

Do Bahia Notícias

O presidente da Câmara de Itabuna, Clovis Loiola, que tem o nome relacionado a supostos escândalos financeiros, foi expulso do Partido Popular Socialista (PPS), em decisão tomada pelo diretório local da legenda. O vereador é acusado de infidelidade partidária, além do desvio ético da chefia do legislativo itabunense. Quem anunciou a expulsão foi a presidente do PPS em Itabuna, Mariana Alcântara. Loiola foi julgado por apoiar a candidatura a deputado estadual do tucano, Augusto Castro, quando o seu partido defendia César Brandão, no sul do estado

Canja do Dia: "Da cor do chão" com Irah Caldeira e Bia Marinho

Nota de Dilma confirma equipe econômica

Do Estadão.com.br


Agência Estado 

BRASÍLIA - A assessoria de imprensa da presidente eleita, Dilma Rousseff, divulgou há pouco nota confirmando o economista Alexandre Tombini, atual Diretor de Normas, para presidir o Banco Central, o economista Guido Mantega para permanecer à frente do Ministério da Fazenda, e a engenheira e coordenadora do PAC, Miriam Belchior, para assumir o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Veja a seguir a íntegra da nota:
"A presidenta eleita da República, Dilma Rousseff, convidou o economista Guido Mantega para permanecer à frente do Ministério da Fazenda, a engenheira e coordenadora do PAC, Miriam Belchior, para assumir o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e o economista Alexandre Tombini, atual Diretor de Normas, para presidir o Banco Central. A indicação de Tombini será submetida ao Senado Federal para aprovação.

As divergências na refundação do PSDB

Do Vermelho


Ex-governador e senador eleito por Minas Gerais, Aécio Neves reagiu, nesta terça-feira (23), às declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na noite passada. FHC criticou a expressão "refundação" do PSDB, lançada por Aécio, que tem claras intenções de assumir a liderança da legenda e defende mudanças profundas na direção do partido. FHC o corrigiu, dizendo que o termo é "muito forte".
"Todos os partidos, num certo sentido, estão todo o tempo se renovando. Mas refundação acho que é uma expressão muito forte", disse FHC após palestra em um fórum do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), na capital mineira.
A interlocutores, Aécio teria dito que a situação dos tucanos ficará cada vez mais difícil na medida em que os principais líderes da agremiação não percebem a extensão dos resultados das urnas, em outubro último.

Bispo que apoiou Dilma é pressionado a renunciar

Por Paulo Cezar


Papa aceita renúncia de bispo brasileiro que apoiou Dilma RousseffCIDADE DO VATICANO - O papa Bento XVI  aceitou a renúncia de Luiz Carlos Eccel, bispo de Caçador (Santa Catarina, Brasil), que apoiou para a eleição presidencial Dilma Rousseff, criticada pela Igreja Católica por suas posições sobre o aborto, anunciou nesta quarta-feira o Vaticano.
Bento XVI aceitou a renúncia do bispo Eccel "em conformidade com o artigo 401 parágrafo 2 do Código de Direito Canônico", indicou o Vaticano em um comunicado. Esse artigo prevê a renúncia "por motivos de saúde ou por outra causa grave".
Este bispo, de 58 anos, não teria se mantido fiel à Igreja católica ao apoiar abertamente a candidatura de Dilma Rousseff, eleita presidente no dia 31 de outubro.

A Folha e a entrevista aos Blogueiros

Do Blog do Planalto

Quarta-feira, 24 de novembro de 2010 às 17:48


"Preconceito é uma doença"

A Folha de São Paulo perguntou à Secretaria de Imprensa da Presidência quando exatamente os blogueiros pediram a entrevista com o Presidente concedida hoje e quando tiveram a resposta positiva. Uma pergunta inédita. O Presidente já concedeu 960 entrevistas à imprensa ao longo dos dois mandatos. A Folha nunca teve a mesma curiosidade em relação a outras entrevistas do Presidente.

Entrevista de Lula com Blogueiros

Senhores,

A entrevista que o Presidente Lula concedeu aos Blogueiros Progressistas hoje pela manhã, representa um marco na história brasileira da comunicação. Me refiro ao evento como "marco" tanto pela democratização que os meios de comunicação passam a ter com o advento da imprensa alternativa, como também pelo conteúdo da entrevista.
Acompanho o governo Lula desde 2002, sua relação com a grande mídia, todos os ataques que sofreu de certos órgãos do jornalismo, de modo que posso afirmar que nunca vi uma entrevista com tantas informações valiosas de um presidente descontraído, alegre e, principalmente, em paz consigo mesmo na certeza do dever cumprido.
Lula revelou fatos inéditos do relacionamento com o Irã e o teor das conversas reservadas com o presidente Ahmadinejad. Falou da relação conflituosa com a grande mídia golpista, falou das frustrações e do orgulho que sente depois desses rápidos 8 anos de governo.
Portanto vale a pena parar para ver as mais de 2 horas da entrevista. Parabéns aos blogueiros pela iniciativa. Minhas condolências aos urubus de plantão da Veja, Globo, Estadão e Folha de São Paulo. Todos devem estar em alguma emergência hospitalar com princípio de infarto. Acho é pouco.

Saudações.



terça-feira, 23 de novembro de 2010

Canja do dia: caboclo sonhador com Maciel Melo

Forrozeiro arretado, Maciel Melo é um dos grandes compositores da música nordestina.

A linguagem do "ADMINISTRÊS"

Por Antonio Francisco
 
Chegado recentemente ao Brasil, um comerciante marciano percebeu logo que precisava de se informar principalmente sobre os nomes que andam dando por aqui a coisas do comércio e das finanças. (ele não sabe que a mania de tacar MBA pra tudo quanto é lado só podia dar nisso. Traduções literais de bobagens usadas pelos gringos caem cá sem o menor crivo. Até nas estatais dos governos, onde tem gente sem a menor vergonha de estragar a língua nossa).
Por azar, andou fazendo perguntas justamente ao Simão.
 - O que é "Gestão do Negócio"?
- Gestão, a própria palavra diz, é um enorme gesto. E negócio é o apelido carinhoso daquela coisa que fica plantada lá em baixo.
O marciano não entendeu nada, mas tentou prosseguir:
- e o que é "Gerência de Sustentação ao Negócio"? Parece que um banco estatal andou criando uma dessas, mas não sei para que que serve.
- Pois é justamente. Quando o negócio, aquele, está cai não cai, tem isto que segura o negócio, entendeu agora?
(O marciano desistiu. Acho que vai tentar levar sua empresa para Júpiter.)

Geddel: esperto como nunca

A esperteza de Gedeel Vieira Lima não tem limites. O cidadão trabalha nos bastidores pra ser indicado à Infraero, estatal estratégica, com orçamento maior que vários ministérios. A pretensão de Geddel tem explicação: A Infraero terá imensa visibilidade em decorrência da Copa do Mundo de 2014 e investirá milhões de reais na reforma de 12 aeroportos que estão entre os grandes gargalos de infra estrutura do país. Como Geddel não sabe viver longe de um microfone, tá tudo explicado.
Acontece que, nos bastidores, Wagner já barrou a indicação do peemedebista. Basta lembrar a Dilma o papel de Geddel no segundo turno das eleições presidenciais. Simplesmente tirou férias e sumiu.

Itabuna: Menor acertava programa pela internet

Do Bahia Notícias


Uma adolescente de 14 anos foi flagrada em uma lan house do Shopping Jequitibá, em Itabuna, no sul da Bahia, quando marcava um programa pela internet. De acordo com informações do site Radar Notícias, a jovem cobrava de R$ 5 a R$ 20 por um encontro com os clientes. A segurança do estabelecimento comercial, que passou a monitorá-la, acionou a Polícia Militar após confirmar a ação. A menina foi entregue à família nesta segunda-feira (22). Segundo o site, esta é a primeira vez que um caso de prostituição infantil é registrado dentro de uma lan house de um shopping center da cidade. As ocorrências registradas em Itabuna são, em sua maioria, nos viadutos e postos de combustíveis das rodovias que cortam o município.

Verdades, mentiras, institutos de pesquisa e as Eleições na Bahia!

Joilson Bergher*
Pela Sexta vez seguida, desde o fim do regime militar, o país foi às urnas no início de outubro no primeiro turno das eleições no Brasil, sendo de fundamental importância identificar possíveis lições. No caso da Bahia ficou muito clara a estratégia "lulista" de Jaques Wagner, aproximou-se do eleitorado de Lula, numa aposta certa no entorno da sua alta popularidade e aprovação. Estava muito claro que o governador Jacques Wagner seria uma sucessão muito mais fácil, tal como um Tarso Genro ou mesmo, apesar de ser muito paulistano, um Suplicy, ou mesmo um Eduardo Campos. No entanto, oficializada sua candidatura, Lula e o Partido dos Trabalhadores apostaram alto em Jacques Wagner, reconhecendo em seu governo um grande capital eleitoral, beirando sempre o alto patamar vertiginoso de 40%, na média ao longo de todo o seu governo. É certo que o governo da Bahia teve dias de incertezas, no bojo da aliança com o PMDB, havia sim a premente desconfiança deste com o Partidos dos Trabalhadores e vice-versa.

A vez da Blogosfera!!

De forma inédita o Presidente Lula participará nessa quarta-feira, às 09:00 h. de uma entrevista com 10 blogueiros. A entrevista será transmitida ao vivo pelo Blog do Planalto. Jornalistas conhecidos como Luis Nassif, Luiz Carlos Azenha, Rodrigo Vianna, Paulo Henrique Amorim, entre outros, entrevistarão o presidente.
Esse acontecimento inaugura uma nova fase no jornalismo alternativo no Brasil. Na última campanha presidencial tivemos a participação fundamental dos Blogs progressistas na desmistificação dos inúmeros boatos que surgiram na grande rede a respeito de Dilma Rousseff. A campanha rasteira promovida pelos seguidores de José Serra, não mediu esforços pra desqualificar Dilma. Basta lembrar os e-mails apócrifos que invadiram o computador de milhares de brasileiros, a Ficha falsa da “terrorista”, a guerra santa, o aborto, o suposto ateísmo de Dilma, pra não falar de outros absurdos veiculados no subterrâneo da internet.
Em contrapartida, pessoas sérias, comprometidas com a democracia e com a verdade dos fatos, trouxeram a tona o que realmente estava em jogo nas eleições: a parcialidade da grande mídia em favor de Serra, o desespero da extrema-direita do país, a alienação da Igreja Evangélica e o papel canalha de parte da Igreja Católica, como o tal Bispo Luizinho de Guarulhos que mandou rodar 2 milhões de panfletos pedindo aos fiéis pra não votar em Dilma.
Boataria não pode fazer parte do jogo democrático. Trata-se de uma verdadeira agressão aos princípios republicanos, de modo que a imprensa alternativa, aquela que não tem vez no grande noticiário nacional, foi preponderante no sentido de esclarecer a população acerca do embuste que estava sendo montado pra eleger Serra. Felizmente o povo brasileiro entendeu o que estava em jogo e deu seu aval na continuação do projeto popular capitaneado pelo presidente Lula, projeto esse que Dilma vai dar continuidade.